Estão abertas as candidaturas à edição de 2027 da Capital Europeia da Juventude. Até 13 de fevereiro (de 2024), as cidades podem concorrer a esta distinção atribuída pelo Fórum Europeu da Juventude, que tem por objetivo promover a participação dos jovens na sociedade e reforçar a identidade europeia dos municípios.
“Todos os anos, uma cidade europeia tem a oportunidade de apresentar ideias e projetos inovadores realizados por e para os jovens”, diz o convite da organização, sublinhando a importância de os participantes poderem mostrar “os seus compromissos e envolver os residentes numa cocriação inclusiva”. Além disso, o processo de candidatura é também “uma oportunidade para os decisores e as organizações de juventude trabalharem em conjunto, debaterem as prioridades dos jovens e receberem feedback de um grupo de peritos sobre as suas propostas”.
As cidades interessadas devem apresentar uma candidatura em conjunto com uma organização local de juventude, descrevendo o seu desempenho e motivação neste domínio. Terão ainda apresentar um programa de iniciativas e ações para o ano em causa (neste caso 2027) que envolvam os jovens e aumentem os projetos relacionados com a juventude.
Antes da eleição do vencedor, prevista para novembro deste ano, são escolhidas até cinco cidades finalistas, selecionadas por um júri de especialistas que também apoiará o processo de candidatura dos municípios, por exemplo através de recomendações e sugestões de melhoria.
Realizado desde 2009, o título de Capital Europeia da Juventude já foi atribuído a duas cidades portuguesas: Braga, em 2012, e Cascais, em 2018. Vila do Conde esteve entre as finalistas da edição de 2026, mas a distinção foi entregue a Tromso, na Noruega. A cidade belga de Gent é este ano a Capital Europeia da Juventude, enquanto Lviv, na Ucrânia, será em 2025.

Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude
A 12 de fevereiro (um dia antes do fecho de candidaturas ao título de Capital Europeia da Juventude) termina o prazo das inscrições para o Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2024. Atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu e pela Fundação Internacional do Prémio Carlos Magno, este galardão visa incentivar o desenvolvimento de uma consciência europeia entre os jovens, promovendo em simultâneo a sua participação na integração europeia.

Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2024 trem candidaturas abertas até 12 de fevereiro
Neste caso, é entregue desde 2008 a projetos de jovens europeus (entre os 16 e os 30 anos) que “promovam a compreensão, fomentem um sentimento partilhado da identidade europeia e de integração, sirvam de modelo para os jovens da União Europeia e ofereçam exemplos práticos de convivência entre europeus, com um sentido de comunidade”.
Depois de uma seleção de 27 nomeados (um por cada por júri nacional) são eleitos três projetos, sendo que o primeiro classificado recebe 7,5 mil euros, enquanto o segundo e terceiro têm direito a 5 mil e 2,5 mil euros, respetivamente. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o dia 7 de maio de 2024, em Aachen, na Alemanha.
Fotografia de destaque: © Fórum Europeu da Juventude