Já é possível submeter a candidatura à oitava edição do Programa de Parcerias BIP/ZIP, um programa da câmara municipal de Lisboa e que tem como objectivo dinamizar cooperações e pequenas intervenções locais, para melhorar os espaços onde são implementados, reforçando a coesão sócio-territorial do município. Para este ano, o programa conta com 1,6 milhões de euros.
A abertura oficial das candidaturas teve lugar no passado dia 8 de Abril, na Escola Profissional Gustave Eiffel, onde marcaram presença cerca de 100 representantes de diferentes entidades que se apresentaram aos futuros parceiros com todos os elementos essenciais e esclareceram todas as dúvidas inerentes às regras e trâmites do programa, como as regras de avaliação e critérios de acompanhamento dos projectos.
Durante a manhã teve igualmente lugar o já habitual workshop de divulgação do programa, no qual se encontraram várias organizações locais e sete projectos já implementados ou em fase de implementação, através do Programa de Parceiras BIP/ZIP, como foram os casos do Largo Residências, Padre Cruz com Padrinhos, Saúde Solidária, COMunidade, o Atelier Ideal, Cores da Inclusão e o Fórum Urbano.
O Programa de Parcerias BIP/ZIP começou em 2011 e, até ao momento, já foram aprovados 270 projectos, envolvendo 567 instituições promotoras e parceiras, com 4637 actividades desenvolvidas. Desde o início do programa, a câmara municipal de Lisboa já investiu 9,4 milhões de euros, montante a que se somam outras verbas angariadas directamente pelas iniciativas, num valor total de quase 3 milhões de euros. Fruto do programa, todos os 67 territórios BIP/ZIP já foram abrangidos por projectos, o que significa o envolvimento, directa ou indirectamente, de um quinto da população lisboeta.
A edição de 2018 do programa tem disponível um orçamento de 1,6 milhões de euros. Os interessados poderão visitar o portal do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento local, em http://habitacao.cm-lisboa.pt, onde estão disponíveis os documentos e os formulários necessários para efectivar as candidaturas, que estarão abertas durante trinta dias.
Foto: ©CM Lisboa