Até 14 de Setembro, os artistas barcelenses são convidados a registarem-se na plataforma Mapeamento Artístico e Cultural de Barcelos (MACB). O mapeamento da comunidade artística local é promovida pelo município e tem como objectivos promover a contratação, a atribuição de apoios e a permanência dos agentes do sector no tecido cultural do concelho.

A implementação da MACB foi aprovada em reunião de câmara a 26 de Junho, com o propósito de proceder à realização um levantamento da comunidade artística local. Assim, desde segunda-feira e até ao próximo dia 14 de Setembro, os artistas e agentes culturais de Barcelos são convidados a efectuar o registo na plataforma digital, através do preenchimento de um formulário no sítio web do município.

Este levantamento de dados vai procurar “conhecer de forma aprofundada a composição do tecido cultural e artístico barcelense”, dando apoio aos artistas no seu processo criativo – promovendo a contração e a atribuição de apoios – e “encorajando” a permanência da comunidade artística no concelho. Segundo o município, embora seja “um processo contínuo e com novas áreas de intervenção no futuro”, esta iniciativa ganha importância “especial” no actual contexto de pandemia, considerando os impactos sentidos de forma particular pelo sector da cultura.

O mapeamento do sector artístico-cultural de Barcelos vai realizar-se por áreas temáticas e abrange, entre outros, música, teatro, dança, cinema e audiovisuais, fotografia e vídeo, comédia, magia, artes circenses, artes digitais e artes plásticas e visuais. Podem registar-se na MACB artistas ou agentes culturais que sejam naturais ou residentes em Barcelos, ou que exerçam actividades culturais regulares há, pelo menos, um ano no concelho.