As primeiras trotinetas eléctricas partilhadas chegaram ontem à cidade de Braga. Assinalando a sua chegada, e para promover também a utilização da bicicleta nas deslocações dentro da cidade, a autarquia bracarense converteu 25 lugares, outrora destinados a automóveis, para possibilitar o parqueamento ordenado destes veículos.
Foi pela mão da CIRC, empresa de micromobilidade sediada no Luxemburgo, que as primeiras trotinetas eléctricas partilhadas chegaram a Braga. Numa primeira fase, a utilização destes veículos deverá fazer-se a partir de 25 pontos de partilha, convertidos, a partir de lugares de estacionamento automóvel, para permitir o estacionamento adequado das trotinetas mas, também, de bicicletas. Os utilizadores que estacionem as trotinetas nos pontos disponibilizados pelo município e assinalados na aplicação móvel da operadora luxemburguesa, terão direito a um desconto no valor final.
O vereador da câmara municipal de Braga responsável pela gestão do espaço público, João Rodrigues, revelou que, no decorrer da primeira fase de implementação do sistema de trotinetas partilhadas na cidade, serão monitorizados “em tempo real os padrões de mobilidade”, para que “dentro de um mês”, em Setembro, possam ser anunciados os resultados. Esta fase inicial permitirá, segundo nota de imprensa enviada pela CIRC, determinar o número de trotinetas a disponibilizar na cidade, assim como o número de pontos de partilha adicionais a implementar.
Segundo o vereador, Braga está “a criar infra-estruturas e condições” para que as pessoas possam optar pela bicicleta e pelas trotinetas, “em viagens que não duram mais de um ou dois quilómetros”.
Na cidade de Braga, estas trotinetas vão estar sujeitas à criação de ‘red zones’, zonas de circulação restrita para estes veículos. À entrada destas, as trotinetas desaceleram automaticamente, imobilizando-se até que saiam destas zonas.
Para a sua operação em Braga, a CIRC “contará com equipas próprias”, assegurando a colocação correcta dos veículos e o carregamento das baterias que os alimentam.
As trotinetas da CIRC encontram-se presentes em 12 cidades portuguesas, entre as quais estão Lisboa, Figueira da Foz, Vila Nova de Gaia, Coimbra e Portimão.