Resolver os problemas de estacionamento nas áreas urbanas é a proposta da aplicação que venceu, este ano, o Big Smart Cities, concurso de empreendedorismo e inovação promovido pela Vodafone e pela Ericsson. Os criadores da Parqly recebem, agora dez mil euros, um período de incubação no Vodafone Power Lab e ainda uma viagem a Estocolmo para conhecer a sede a Ericsson e os seus pólos de inovação.
Com esta solução, os utilizadores têm acesso a informação sobre qual o parque de estacionamento mais adequado, em termos de proximidade, taxa de ocupação ou preço. A aplicação vai também permitir reservar com antecedência o lugar de estacionamento pretendido, bem como fazer o seu pagamento.
Para além da Parqly, o Big Smart Cities distinguiu três outras finalistas com menções honrosas – Take my Dronie, Movtz e Ledviser. A primeira recebeu a distinção “Vodafone New Generation” e caracteriza-se por juntar as selfies à tecnologia aplicada dos drones, permitindo tirar fotografias e fazer filmes a partir do ar e introduzindo no mercado o conceito “dronie”. A Movtz recebeu a menção honrosa Ericsson Internet of Things e traz uma tecnologia que transforma qualquer ficha eléctrica em ponto de recarga de veículos eléctricos. Por último, a Ledviser foi a escolha do pública e trata-se de um dispositivo wearable que permite aos ciclistas indicar com antecedência a sua intenção de virar e travar, contribuindo para a redução de acidentes envolvendo ciclistas.
Esta foi a quarta vez que o Big Smart Cities teve lugar, com o objectivo de captar ideias tecnológicas que visam melhorar o quotidiano de quem vive, trabalha ou visita uma cidade. Desde 2013, esta quarta edição foi aquela que registou o maior número de candidaturas de sempre, sendo que foram 20 as escolhidas como finalistas.