A instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos (VE) nas universidades vai dispor de financiamento a fundo perdido. O apoio contempla um total de 150 mil euros e surge através do Fundo Ambiental.
Com esta decisão, o objectivo passa por ajudar a alcançar as metas a que Portugal se comprometeu com a assinatura do acordo climático internacional firmado em Paris, em 2015.
O anúncio surgiu com a publicação do Aviso nº 7562/2018 do Fundo Ambiental em Diário da República, a 6 de Junho de 2018. O aviso contempla o financiamento a título perdido da aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos em campi universitários, permitindo aumentar, deste modo, a oferta deste tipo de equipamentos junto a instituições de ensino superior e fomentando o uso de veículos eléctricos junto da comunidade académica.
Poderão beneficiar desta medida todas as universidades pertencentes ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), assim como todos os estabelecimentos de ensino que as integram.
A dotação máxima desta medida encontra-se fixada nos 150 mil euros, sendo 5 mil euros o valor máximo de financiamento possível por cada posto de carregamento eléctrico. Dois postos por candidatura, ou seja, uma dotação de 10 mil euros, é o limite previsto pelo aviso publicado.
A apresentação de candidaturas para as instituições interessadas em beneficiar deste aviso decorre até ao próximo dia 27 de Junho.
O Fundo Ambiental foi criado em 2016, pelo Governo português, incorporando os vários fundos de natureza ambiental, então, existentes e com o objectivo de concentrar recursos financeiros e aumentar o âmbito e o potencial de acção.