A obra no Passeio das Virtudes, no Porto, que arranca na próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, vai dar prioridade aos peões e à mobilidade suave, através da redefinição do espaço público. A velocidade máxima de circulação dos veículos será reduzida para 20 km/h. Com intervenção na Rua de S. Bento da Vitória e na Rua de S. Miguel, a empreitada vai criar vias partilhadas entre veículos e peões. 

Em comunicado, a autarquia do Porto esclarece que “o projeto terá em consideração o alargamento das caldeiras de árvores, as necessidades de comércio local e o estacionamento para residentes”, ao mesmo tempo que vai redesenhar a via pública ao retirar as delimitações físicas “entre o espaço dedicado à circulação pedonal e à circulação rodoviária”.  

Assim, a Câmara Municipal do Porto espera promover “a partilha do espaço por todos os diferentes modos de deslocação”, dando prioridade aos modos suaves sobre os modos motorizados.

O projeto, a cargo da empresa municipal GO Porto, faz parte da estratégia da Câmara Municipal do Porto, que prevê uma nova definição da utilização dos espaços públicos, destinando-os, de uma forma prioritária, à mobilidade suave e ao peão. 

A empreitada, com um prazo de execução de 180 dias, irá desenvolver-se em duas fases. A primeira, no Passeio das Virtudes, vai decorrer até maio. Já a segunda, nas ruas de S. Bento da Vitória e de S. Miguel, deverá terminar em agosto de 2025. 

A intervenção, adjudicada por cerca de 388 mil euros, vai implicar alguns condicionamentos na circulação naquela zona, de 3 de fevereiro a 19 de abril. 

O projeto integra-se na estratégia adotada pelos diversos programas implementados pelo Município do Porto, em conformidade com o Pacto do Porto para o Clima, cujo principal objetivo é alcançar a neutralidade carbónica até 2030.

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