O ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, em Coimbra, vai ser o palco da quinta sessão de eventos do ciclo “Dinâmicas para a Inovação”, marcada para esta quinta-feira. Cidades e redes energéticas eficientes e optimização do transporte e armazenamento de energia serão alguns dos temas em discussão.

Com uma sessão que integra o ciclo “Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projecto Iniciativa de Transferência, co-financiado pelo COMPETE 2020, o ITeCons, em Coimbra, prepara-se para receber uma iniciativa subordinada ao tema “Energia”. O desempenho energético de edifícios, as energias renováveis, as cidades e as redes energéticas inteligentes e a optimização do transporte e armazenamento de energia vão ser alguns dos temas em discussão.

Estendendo-se pelo próximo dia 9, a sessão vai dividir-se em dois momentos distintos. De manhã, realiza-se um “workshop temático”, com dinâmicas de grupo e “um momento para debate e conclusões”. Da parte da tarde, terá lugar um “Focus Group Meeting”, com a apresentação de “tendências e tecnologias disruptivas”. O programa completo pode ser consultado aqui.

Realçando a pertinência da sessão, a Iniciativa de Transferência sublinhou, em comunicado, o crescimento do sector energético em Portugal verificado nos últimos quatro anos. O investimento em investigação e desenvolvimento na área temática de Energia cresceu 4,1% entre 2014 e 2017, segundo o relatório “Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)”, produzido pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Esta será a quinta sessão no âmbito de um ciclo promovido pelo Iniciativa de Transferência, um projecto coordenado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e que tem como objectivo “potenciar a transferência do conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial”. A Iniciativa de Transferência é co-financiada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A participação na sessão é gratuita, carecendo de inscrição obrigatória (aqui).