A câmara municipal de Torres Vedras publicou um guia para a realização de eventos sustentáveis, estabelecendo 145 medidas a adoptar em nove áreas temáticas. Estas medidas, de adopção voluntária, pretendem promover o compromisso dos eventos realizados no concelho com a sustentabilidade.
O documento, que pode ser consultado no sítio web da câmara municipal de Torres Vedras, estabelece, segundo comunicado da autarquia, “um referencial para a mudança e melhoria de comportamentos, práticas e atitudes”. São, no total, 145 medidas de adopção voluntária, organizadas em nove áreas temáticas.
Sugere-se, entre outros, a utilização de materiais promocionais “sem plástico” e a redução da utilização de papel e descartáveis, incentivando a preferência de meios de publicidade em meio digital, assim como a melhoria nos consumos energéticos, através da utilização de LED na iluminação, ou a promoção da utilização de transportes públicos e das deslocações a pé e de bicicleta para os eventos, através de medidas como a disponibilização de parques destinados ao estacionamento de bicicletas.
As medidas presentes no documento, intitulado Boas Práticas para Eventos Sustentáveis, distribuem-se pelas seguintes áreas temáticas: “Comunicação e Publicidade”, “Mobilidade e Acessibilidade”, “Espaços de Restauração e Bebidas”, “Alojamento”, “Catering”, “Transportes”, “Produtos e Resíduos”, “Energia” e “Merchandising e Brindes”.
Ainda que sejam de “carácter voluntário”, a pretensão da autarquia de Torres Vedras é a de que as medidas propostas sejam, “sempre que possível, adoptadas e adequadas às características específicas de cada evento”.
O município acrescenta, ainda, que as directrizes presentes no documento “implicam o reconhecimento dos impactos ambientais e os benefícios sociais e económicos associados à realização de eventos”, pretendendo este guia assumir-se enquanto “ferramenta para sensibilizar, informar e envolver todas as partes interessadas no desenvolvimento de eventos no concelho de Torres Vedras”.
