O Miradouro da Praia Formosa, em Santa Cruz, Torres Vedras, tem, desde Julho, uma “luz” diferente. Em resultado de um projecto piloto desenvolvido pela Vodafone, o espaço dispõe agora de um candeeiro inteligente Omniled, 100% autónomo e alimentado a fontes de energia renováveis.
O que faz deste candeeiro inteligente? Para além de iluminar, o Omniled apresenta-se como uma peça de mobiliário urbano que consegue alimentar sistemas de comunicação Wi-Fi, câmaras IP, carregar dispositivos eléctricos móveis e tem ainda a possibilidade de integrar no seu interior outro tipo de equipamentos, como Small Cells para telecomunicações móveis.
Segundo a câmara municipal de Torres Vedras, este é um projecto que tem beneficiado do interesse público e a dinamização da economia digital, fazendo parte do “Ecourbe de Santa Cruz”, cujo objectivo é tornar esta estância balnear num território de demonstração de inovação tecnológica.
A par da Vodafone, a iniciativa junta ainda as empresas Drivetel (telecomunicações), Omniflow (luminárias) e Amop (mobiliário urbano).