Definindo a intervenção na educação como “prioritária”, o município de Oeiras aprovou a atribuição de 30 mil euros a sete agrupamentos de escolas e a uma escola não agrupada do concelho, por forma a implementar o projecto digital Academia MyPolis. O projecto, desenvolvido pela empresa portuguesa de jogos educativos Spot Games, tem como objectivo actuar no domínio da educação para a cidadania.
A câmara municipal de Oeiras tornou pública a atribuição de financiamento no valor de cerca de 33 mil euros para a implementação do projecto Academia MyPolis. Trata-se de um projecto digital, assente numa plataforma mobile e web, que “segue uma lógica de gamificação”, “recompensando com pontos” a interacção de alunos. Em Oeiras, a implementação do projecto vai acontecer nas aulas de “Cidadania e Desenvolvimento” dos alunos do oitavo ano do ensino básico. Já durante este ano lectivo, segundo nota enviada pelo município, aderiram ao projecto 39 turmas dos diferentes agrupamentos de escolas do concelho.
O município de Oeiras consubstancia, assim, um investimento que pretende, como resultado final, a “melhoria dos resultados escolares” dos alunos e o “alcance e superação das metas estabelecidas nas orientações curriculares do ministério da educação”. A implementação da plataforma, em parceria com a Spot Games, empresa nacional de jogos educativos responsável pela criação da plataforma MyPolis, pretende, segundo a autarquia, “transformar as escolas em Academias de Cidadania”.
Num vídeo explicativo lançado em 2018, a Spot Games aponta a “melhoria da comunicação entre políticos e cidadãos” como um dos objectivos do jogo desenvolvido. Através da plataforma, disponível em formato web e como aplicação móvel, os utilizadores são confrontados com diferentes propostas políticas, sendo requisitada a sua participação, ao responderem “se concordam ou não”. O funcionamento da plataforma orienta-se com as “linhas da Direção-Geral da Educação (DGE)”.
Em 2018, a plataforma MyPolis venceu o prémio Democracia Digital, promovido pela representação da Comissão Europeia em Portugal.