Mais de vinte mil euros é quanto a câmara municipal de Viseu está disposta a investir na atribuição de bolsas a estudantes do ensino superior e bolsas de estudo a alunos de ensino artístico do concelho. A iniciativa destina-se apoiar as famílias numerosas e carenciadas viseenses na formação avançada dos seus jovens. As candidaturas decorrem entre os meses de Outubro e Novembro.

A medida vai, assim, conceder 20 bolsas a estudantes do ensino superior, das quais oito visarão, especificamente, estudantes de famílias em situação de carência financeira, não contemplando a dimensão do agregado familiar. As restantes destinam-se a alunos provenientes de famílias numerosas, ou seja, com três ou mais filhos, sendo que os casos de menores rendimentos serão privilegiados na atribuição. Já no apoio à formação artística, são dez as bolsas de estudo a atribuir a alunos de ensino artístico da escola de dança “Lugar Presente”. Cada bolsa concedida pela autarquia terá o valor anual de 900 euros.

Para ter acesso a este apoio, a câmara municipal exige que o agregado familiar resida, pelo menos, há três anos no concelho de Viseu e que os estudantes em causa ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior no território nacional, para obtenção do grau académico de licenciado.

“É uma iniciativa de inclusão social e de estímulo à formação avançada e artística nas famílias com mais filhos ou carenciadas”, afirma o presidente da câmara, Almeida Henriques. “Esta é uma medida que soma a outras de uma política integrada amiga das famílias, onde estão a aplicação da mais baixa taxa de IMI do país e do IMI familiar, a oferta do Kit Escolar no 1º ciclo do Ensino Básico, o tarifário especial de água para famílias numerosas ou as isenções e descontos de serviços municipais”, explica o autarca.