Cidades inteligentes, água e energia voltam, pelo terceiro ano consecutivo, a estar em destaque em Lisboa. O Green Business Week começa amanhã, no Centro de Congressos de Lisboa, e são as smart cities que começam por dar as boas-vindas aos visitantes e expositores.
O evento prolonga-se durante três dias, de 15 a 17 de Março, sendo que a cada um cabe um dos sectores. Esta quarta-feira assinala o SmartCitiesLive e, para além das novidades presentes no espaço de exposição, há um dia inteiro de conferências dedicadas ao tema para assistir e cujo pontapé de saída vai ser dado pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, Manuel Reis Campos (Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário), António Almeida Henriques (Associação Nacional de Municípios Portugueses) e Jorge Rocha Matos (Fundação AIP).
Em destaque, vai estar a apresentação da edição de 2016 do Smart Cities Index, barómetro que avalia o grau de inteligência urbana das cidades portuguesas, agendada para as 15 horas e com a participação do CEiiA City Lab, e a comunicação de Miguel de Castro Neto, da NOVA IMS, enquanto keynote speaker.
O debate não se fica por aqui e tópicos como a economia circular, a mobilidade urbana ou a indústria 4.0, na óptica das cidades inteligentes, compõem a restante agenda. Ao longo do dia, vários representantes municipais vão partilhar as suas experiências nos projectos que têm levado a cabo nos seus municípios, nomeadamente Rui Franco (CM Lisboa), Eduardo Vítor Rodrigues (CM Vila Nova de Gaia), António Pombinho (CM Loures), Carlos Bernardes (CM Torres Vedras).
O primeiro dia do Green Business Week encerra com a entrega do prémio Personalidade SmartCities 2017, que contará com a presença do ministro do Ambiente, José Matos Fernandes. Recorde-se que, em 2016, Catarina Selada, directora de unidade de cidades da INTELI, recebeu esta distinção e, um ano antes, foi a vez de Vítor Pereira, director da revista Smart Cities.
Depois das cidades inteligentes, o Green Business Week dedica-se, no dia 16, ao sector da água – AcquaLive Expo – e, a 17 de Março, à energia, com o EnergyLiveExpo.
A revista Smart Cities é media partner do Green Business Week.