Uma aplicação móvel portuguesa, em forma de jogo, que ajuda os cidadãos a conhecer as propostas levadas a votos na Assembleia da República é um dos 40 projectos vencedores dos World Summit Awards (WSA), provenientes de 25 países. O meuParlamento.pt, único projecto português a integrar a lista de vencedores, destacou-se na categoria “Governo e Envolvimento dos Cidadãos”.

Através de três gestos, a app convida ao voto do utilizador em dez propostas legislativas já apresentadas na Assembleia da República. No final de cada ronda, o utilizador fica a saber quais os partidos que votaram de maneira semelhante à sua, contribuindo para “uma aproximação entre a população geral e os seus representantes” e para o conhecimento das decisões tomadas e levadas a votos no parlamento português, lê-se no sítio web da aplicação móvel.

Foi no passado dia 18 de Dezembro, que foi anunciada a presença da aplicação portuguesa entre os 40 vencedores dos World Summit Awards, competição internacional que selecciona projectos que promovem a inovação digital a nível local e juntam start-ups, empreendedores sociais, decisores políticos, sociedade civil e academia.

Na competição, que procura soluções digitais para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a aplicação móvel portuguesa, desenvolvida por investigadores do INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, foi premiada na categoria “Governo e Envolvimento dos Cidadãos”. Dentro desta categoria, foram ainda premiadas a GIVE.ASIA, da Coreia do Sul, o CitizenLab, da Bélgica, o Terridata, da Colômbia, e a rede australiana Communiteer.

No total, esta edição dos World Summit Awards premiou 40 projectos, provenientes de 25 países, a partir de 400 nomeações de 182 países participantes. Para além da categoria em que a aplicação móvel portuguesa se destacou, os prémios premiaram projectos nas categorias “Saúde e Bem-estar”, “Aprender e Educação”, “Ambiente e Energia Verde”, “Cultura e Turismo”, “Urbanização Inteligente”, “Negócio e Comércio”, “Inclusão e Empoderamento” e “Jovens Inovadores WSA 2019”.

A fase de selecção dos projectos vencedores teve lugar em Tunes, capital da Tunísia, entre os dias 8 e 11 de Dezembro, e juntou 17 especialistas internacionais. Agora, os 40 vencedores irão receber os respectivos prémios e apresentar as suas inovações no congresso dos WSA, a realizar em Viena, entre 9 e 11 de Março deste ano.

Os World Summit Awards são uma iniciativa global que se insere na Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação da ONU. A aplicação móvel meuParlamento.pt está disponível gratuitamente para dispositivos com sistemas operativos iOS e Android.