Em Braga, são já 202 os dispositivos com tecnologia Bluetooth capazes de enviar informação geográfica e contextualmente relevante para os smartphones dos utilizadores da aplicação móvel My City. A app, que chegou a Braga em Julho, vem colocar o município “num posicionamento diferenciado”, levando informações relevantes a quem percorre as ruas da Cidade Autêntica a passeio e “simplificando” o quotidiano de quem nela vive ou trabalha.

A parceria entre o município de Braga e a ExtraDireccional – empresa responsável pelo desenvolvimento da app – é “muito feliz” e já levou “milhares” a tirar partido das potencialidades da plataforma, contou à Smart Cities Ricardo Gomes, responsável pela comunicação da autarquia bracarense.

A instalação de dispositivos com tecnologia Bluetooth – os chamados beacons – em locais de interesse é uma tendência no mundo das cidades inteligentes. Braga foi a primeira cidade a receber o My City, mas não deverá ser a única. Isto porque, até ao final do ano, o projecto deverá ser alargado ao município de Albufeira, uma vez mais em parceria com o poder local.

Dos 202 beacons instalados em Braga, 109 destes emissores de sinal estão em postes de emissão exterior e “93 noutros pontos de interesse turístico e patrimonial”. A presença da plataforma My City permite, segundo Ricardo Gomes, que a cidade assuma “um posicionamento diferenciado”, oferecendo aos residentes e visitantes a hipótese de acederem a informação “de acordo com as suas necessidades e preferências, assente numa lógica de proximidade”. A instalação dos beacons pela cidade possibilita a recepção de informação personalizada e pertinente, de acordo com o local em que o utilizador da aplicação móvel se encontra: eventos culturais, a história de locais de interesse turístico e patrimonial da cidade, mas também o acesso a vários serviços públicos. Serviços da autarquia, transportes públicos, Universidade do Minho, Theatro Circo e Hospital de Braga são apenas alguns dos agentes com serviços integrados na plataforma My City.

A aplicação móvel – indispensável para ter aceder às funcionalidades da plataforma – funciona “numa lógica de proximidade” e apresenta conteúdo personalizado ao utilizador, permitindo ainda a integração com serviços como o Google Maps para definição de rotas e navegação.

Segundo Ricardo Gomes, os dados que o município tem disponíveis “revelam que são já alguns milhares de pessoas que não só descarregam a aplicação como a utilizam com frequência e regularmente”. O objectivo, conta à Smart Cities, é que a versatilidade e utilidade da aplicação permitam “uma utilização contínua” da aplicação móvel.

Para o responsável pela comunicação da câmara municipal de Braga, a parceria entre o município e a ExtraDireccional “é muito feliz” e o resultado final, em pleno funcionamento, é encarado pela autarquia como “um forte contributo para a simplificação do dia-a-dia dos munícipes, bem como para a maximização da experiência de turistas e visitantes profissionais”.

O projecto “foi integralmente suportado, financeiramente, pelo parceiro privado” da autarquia, tendo também sido o responsável pelo desenvolvimento, implementação e operação da aplicação.

A app My City encontra-se gratuitamente disponível para dispositivos iOS e Android.