O Code Global Challenge vai contar este ano com uma linha de competição dedicada à criação de software para auxiliar na mitigação de pandemias como a de covid-19. Foi considerando o contexto da actual crise de saúde pública que a competição de programação promovida pela multinacional norte-americana IBM decidiu alargar a sua chamada e incluir a procura de soluções para melhorar a resposta.

Inicialmente com uma call aberta para o desafio da acção climática, a edição de 2020 da competição Code Global Challenge decidiu, em função da recente crise global, abrir um aviso paralelo para dar resposta ao actual e a futuros estados de pandemia. No dia da abertura da nova linha de competição, a IBM registou “mais de mil inscrições”. Até 31 de Julho, programadores de todo o mundo podem candidatar-se à competição da multinacional norte-americana do sector das tecnologias de informação. Os vencedores da competição global serão anunciados durante o mês de Outubro.

A competição tem o objectivo de promover a criação de software aberto (open source) para dar respostas efectivas às actuais crises climática e de saúde pública e apresenta como critério de selecção de projectos a utilização dos serviços da IBM na nuvem (cloud) ou de outros serviços disponibilizados pela empresa tecnológica no desenvolvimento dos projectos. A solução vencedora será implementada no terreno e conquista um prémio monetário de 185 mil euros (200 mil dólares). O segundo e terceiro lugares conquistam, respectivamente, prémios monetários de 23 mil euros (25 mil dólares) e nove mil euros (dez mil dólares).

Para a linha destinada a dar resposta à actual pandemia do novo coronavírus, a IBM disponibiliza três kits de apoio que explicam “os problemas que os indivíduos e as comunidades estão a enfrentar” nas áreas da “comunicação de crise”, “ensino à distância” e “cooperação comunitária”, revela a empresa em comunicado. Evitar o sobrecarregamento dos sistemas de comunicação e a escassez no fornecimento de alguns produtos são alguns dos desafios que a IBM se propõe a resolver através do desenvolvimento de software.

Entretanto, e para que algumas das soluções encontradas possam ser colocadas no terreno “o mais rapidamente possível”, no próximo dia 5 de Maio, serão anunciadas três soluções em destaque. O anúncio terá lugar durante a conferência digital IBM Think Virtual Conference.

Para além de procurar soluções para situações de pandemia, a Code Global Challenge pretende, paralelamente, desenvolver soluções inovadoras que respondam à emergência climática, numa parceria com a Organização das Nações Unidas e a Linux Foundation. Para esta linha da competição, são igualmente disponibilizados kits de apoio, dedicados a tópicos como a sustentabilidade da água, a sustentabilidade energética ou a resiliência perante desastres.