A dinamização de ações de aproximação do património cultural municipal junto da comunidade educativa do concelho, informando e sensibilizando para a importância da proteção e salvaguarda dos elementos identitários, coloca a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira entre os candidatos aos Prémios Património Ibérico, na categoria ‘Melhor Projeto de Mediação’.
Consciente do papel complementar na aprendizagem das crianças e jovens do concelho, criando oportunidades dinâmicas – fora do contexto escolar – para dar a conhecer o enorme legado patrimonial de Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal tem promovido várias ações de ‘aculturamento’, sendo o projeto ‘Quintas Patrimoniais’ um dos exemplos mais recentes e que suscitou interesse para se enquadrar nos critérios destes prémios de âmbito nacional.
A categoria de ‘Melhor Projeto Medição’, na qual se inclui o Município de Vila Nova de Cerveira – contempla projetos de aproximação do Património Cultural ao público – entendido de forma totalmente aberta – através da ação programada de mediadores e educadores patrimoniais e que tenham promovido ativamente a participação inclusiva e a acessibilidade social e intelectual da comunidade ou de determinados públicos-alvo.
Os Prémios Património Ibérico distinguem as boas práticas de Património Cultural Ibérico, galardoando projetos, entidades e profissionais atuantes no setor. Com uma periodicidade bienal, o evento decorre na AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, em Portugal, sendo que a edição 2023 está prevista para Angra do Heroísmo (Açores).
Fotografia de destaque: Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.