Um ano depois do início do processo de internalização de limpeza urbana, a cidade do Porto passa a contar com uma nova frota de 20 equipamentos ao serviço das equipas da Porto Ambiente, num investimento que representa 6 milhões de euros. O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, apresentou a nova frota esta quarta-feira (20/03) no Parque da Cidade.

Estes novos equipamentos, na sua maioria elétricos, com emissões diretas de CO2 nulas, permitem dotar esta área de maior eficiência. Dado o seu carácter multifuncional articulado e compacto, dispõem de elevada mobilidade em centros urbanos, permitindo a sua intervenção em zonas de difícil acesso, o que facilita as atividades diárias de limpeza da Porto Ambiente.

Desde a internalização da atividade de limpeza do espaço público na Porto Ambiente, a empresa municipal passou a contar com uma equipa de mais de 300 trabalhadores afetos a esta área, incluindo 265 cantoneiros e 21 motoristas, cujo planeamento e coordenação envolve cerca de 20 elementos.

A atividade de limpeza urbana inclui atualmente as seguintes atividades: varredura manual/mecânica, limpeza de fachadas, lavagem de equipamentos e envolventes e limpeza de praias.

Fotografia de destaque: © Porto Ambiente

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.