A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) aprovou uma candidatura para adquirir e instalar uma Plataforma de Gestão Urbana (PGU) e serviços de inteligência territorial associados, no âmbito da promoção da Estratégia Nacional dos Territórios Inteligentes (ENTI). O objetivo é criar um novo paradigma de planeamento e gestão dos territórios através de políticas públicas baseadas em dados, com o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com um investimento global associado de 1.676.000 euros, a candidatura, agora aprovada pela Agência da Modernização Administrativa (AMA), concretiza um projeto inovador de desenvolvimento de uma plataforma user-friendly, aberta a todos os 10 municípios da CIMRL em termos de partilha de dados, facilmente customizável e que permite a escalabilidade em termos de integração de novos dados e novos verticais a médio prazo. Será uma solução digital para uma visão unificada do território da NUT III Região de Leiria, bem como para cada município, através da integração de dados de diferentes domínios e da interoperabilidade dos sistemas de informação.

A PGU comum da Região de Leiria integrará dados provenientes de diversas plataformas verticais, abrangendo os domínios da ENTI, nomeadamente ambiente, economia, governança, mobilidade, qualidade de vida e sociedade, acrescentando-se também a vertente do turismo, essencial para monitorizar e acompanhar, tendo em conta o crescimento do turismo a nível nacional e regional. Alguns exemplos de dados a integrar na PGU, com base no levantamento realizado nos 10 municípios constituintes da CIMRL, através de plataformas verticais existentes e a adquirir, são:

•Gestão de Ocorrências: Dados sobre ocorrências, catalogados por níveis de severidade, permitindo o acompanhamento em tempo real do fluxo de resolução.
•Gestão de Estacionamento: Dados sobre a ocupação dos parques de estacionamento dos municípios, permitindo uma gestão mais eficiente.
•Gestão de Transportes Públicos: Dados sobre as paragens, linhas/rotas e posicionamento das viaturas em tempo real, permitindo a otimização do serviço.
•Gestão de Transportes a Pedido: Dados sobre deslocações pontuais da população (principalmente idosa), nomeadamente dados da pool de taxistas disponíveis para estes serviços.
•Gestão de Resíduos Sólidos: Dados sobre a utilização dos contentores inteligentes, permitindo otimizar as rotas de recolha.
•Monitorização da Qualidade do Ar e Ruído: Dados sobre os níveis de qualidade do ar em tempo real, bem como temperatura e nível de ruído.
•Gestão de Consumos de Água: Dados sobre o consumo de água em tempo real, permitindo a deteção de desperdícios e fugas.
•Gestão de Rega de Espaços Verdes: Dados sobre a humidade do solo e previsão de chuva, permitindo a otimização da rega.
•Analítica de Pagamentos: Dados sobre o consumo dos habitantes e visitantes num determinado município, permitindo analisar picos, efeito e impacto de eventos e momentos específicos.
•Analítica do Turismo: Dados sobre alojamentos, estadias e perfil de consumo económico, permitindo uma melhor compreensão do setor.estão Escolar e dos •Transportes Escolares: Informação sobre parque escolar e sobre transportes escolares.

A candidatura tem como principais objetivos promover maior coesão territorial; assegurar uma vasta cobertura do território com PGU, contribuindo para a transição digital do setor e privilegiando candidaturas com maior número de municípios envolvidos; e gerar o maior volume de dados e inteligência sobre o território.

A criação de serviços públicos mais eficientes e próximos do cidadão, bem como a melhoria da tomada de decisão dos agentes públicos, através da integração e análise de dados de diferentes fontes numa única PGU, são igualmente objetivos inerentes ao projeto. Estes permitirão uma melhor compreensão do funcionamento do território, suportando novos processos de decisão e inovação.

O projeto será implementado até junho de 2026 em todo o território da CIM da Região de Leiria, que integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.