Os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, vão distinguir os melhores projetos dos municípios, nas áreas da inovação, sustentabilidade, eficiência e inteligência urbana.
As inscrições podem ser formalizadas até dia 13 de setembro pelas Comunidades Intermunicipais, Municípios e Juntas de Freguesia que tenham implementado com sucesso projetos sustentáveis, eficientes e de inteligência urbana.
Este ano, na segunda edição dos prémios, serão considerados os projetos relacionados com neutralidade carbónica, mobilidade, espaço público, turismo inteligente, saúde e bem-estar, transformação digital, reabilitação urbana sustentável e inteligente, projetos e iniciativas de revitalização e renovação de áreas urbanas, de forma a melhorar o desempenho ambiental, social e económico.
O júri é presidido pelo Professor Doutor Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa e outras entidades de reconhecido mérito das Smart Cities.
Os prémios não têm natureza pecuniária e consistem na atribuição do reconhecimento “S3”, a atribuir aos sete premiados, e de menções de prestígio assinaladas através de troféus.
Os sete projetos premiados terão acesso a 25 horas de consultoria especializada em analítica urbana, com o objetivo de criar uma prova de conceito de uma solução S3 – Smart, Sustainable e Social, capaz de responder a um desafio concreto co-criado com a autoridade local premiada.
A cerimónia de entrega dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques irá decorrer no dia 8 de outubro na FIL – Parque das Nações.
As candidaturas podem ser formalizadas através do endereço https://portugalsmartcities.fil.pt/ até ao dia 13 de setembro.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.