A Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) vai reconhecer, este ano, pela primeira vez, os melhores trabalhos e projectos nas áreas da limpeza urbana desenvolvidos em território nacional nos últimos três anos. Os Prémios Cidade+ visam iniciativas cujo impacto tenha contribuído para melhorar a sustentabilidade dos territórios e a qualidade de vida das populações que servem.
Nesta primeira edição dos Prémios Cidade+, há quatro categorias a concurso: Inovação & Conhecimento; Participação Pública & Cidadania; Estratégia Municipal para a Sustentabilidade; Equipas Felizes. Os vencedores irão receber um prémio monetário no valor de 5.000 euros.
A estreia do galardão criado pela ALU vai ainda contar com três distinções especiais para entidades que demonstrem um contributo único na dinamização do sector, das empresas e das entidades com competência nas áreas de limpeza urbana: Personalidade do Ano, Equipamento/Tecnologia do Ano e Campanha do Ano.
Os vencedores serão conhecidos numa cerimónia a ter lugar durante o 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que decorre entre os dias 12 e 14 de Dezembro de 2023, no Autódromo do Estoril, em Cascais.
Podem candidatar-se aos Prémios Cidade+ nas quatro categorias a concurso as seguintes entidades nacionais (associados e não associadas da ALU): Municípios, juntas de freguesia, empresas municipais e serviços municipalizados; Empresas prestadoras de serviços, consultoras e fabricantes ou distribuidores de equipamentos; Entidades da sociedade civil (pessoas em nome individual ou colectivo, associações e Universidades e outras entidades que promovem investigação e desenvolvimento.

As candidaturas aos Prémios Cidade+ Especiais podem ser apresentadas pelos próprios ou propostas por entidades terceiras. Todas as candidaturas vão ser avaliadas por um júri independente, em conformidade com os critérios definidos pelo regulamento. As candidaturas terminam a 31 de Julho. Saiba aqui como participar.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.