Estacionamento inteligente, passadeiras mais seguras e uma aplicação para os cidadãos reportarem ocorrências são algumas das soluções inteligentes disponíveis aos pontadelgadenses, cuja demonstração marcou a apresentação de Ponta Delgada Cidade 5G, coberta com a rede móvel de última geração da NOS.
À data de hoje, o 5G da NOS já cobre todas as ilhas dos Açores, englobando cerca de 96% da população dos Açores e a totalidade dos 19 Concelhos que compõem o arquipélago. Para além disso, Ponta Delgada já conta com uma cobertura à volta de 98% da população com 5G da NOS, o que abre o caminho para a aceleração de uma série de soluções tecnológicas de smart cities altamente inovadoras.
Para que seja muito mais fácil encontrar um lugar vago para estacionar, os munícipes vão passar a poder contar com informação, em tempo real, sobre lugares disponíveis. Estes dados serão conseguidos graças a uma série de sensores e de vídeo analítica, que permitem validar a quantidade de lugares de estacionamento e volume de entrada e saída de veículos.
A solução de vídeo analítica instalada no concelho permite analisar a mobilidade na cidade no seu todo – controlo de tráfego, trajetos e horários mais movimentados – para uma melhor gestão, com base em dados reais, completamente anonimizados. Para além de aumentarem a eficiência da mobilidade, as aplicações de smart cities permitem também melhorar a segurança da cidade. De forma a evitar acidentes, a solução de passadeira inteligente deteta peões na passadeira e ativa, automaticamente, um sistema de alerta aos condutores.
Para além das soluções de mobilidade, Ponta Delgada conta também com uma aplicação de gestão inteligente de resíduos para a manutenção e recolha de contentores cheios ou vazios, permitindo uma melhor gestão da frota. Através das câmaras e sensores, será também mais fácil detetar situações de emergência (como inundações), que impliquem uma atuação imediata.
Toda a informação proveniente destas aplicações é monitorizada numa sala de comando e controlo, operada por uma equipa do município. Aqui, uma plataforma agregadora permite uma visão abrangente e transversal, para uma melhor análise e representação gráfica em vários dashboards.
Manuel Ramalho Eanes, Administrador da NOS, sublinhou: “Estamos muito satisfeitos por apresentarmos mais um exemplo de uma cidade que pode contar com o 5G para se tornar mais eficiente e melhorar a qualidade de vida das suas pessoas. A partir do momento em que uma cidade tem uma rede 5G, pode aproveitar todo o potencial de uma série de soluções inteligentes, como as já existentes em Ponta Delgada, que lhe permitem recolher informação e analisá-la em tempo real, para otimizar processos e recursos. Isto reforça o nosso compromisso, enquanto líder no 5G em Portugal, em contribuir para acelerar o processo de transição digital, de forma a responder cada vez melhor aos desafios, presentes e futuros do País”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinhou: “Estamos totalmente empenhados em melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Nesse sentido, queremos otimizar Ponta Delgada enquanto smart city, estimulando a inovação, a inteligência urbana e aproveitando todas as mais-valias das novas tecnologias na resposta a um conjunto de desafios que se revelam fundamentais para o nosso desenvolvimento coletivo.”
A elevada cobertura da região com 5G da NOS apenas foi possível graças à duplicação pela NOS do número das suas estações base no arquipélago, no último ano, através de um investimento de mais de 3 milhões de euros. A cobertura final da população está prevista ainda em 2023, com a conclusão do plano de implementação desta rede móvel na região. Ao longo das mais de três décadas da sua presença na região, a NOS investiu mais de 83 milhões de euros, contando, neste momento, com 4 data centres. Esta evolução da rede 5G da NOS nos Açores está em linha com o investimento que tem sido feito pela operadora, a nível nacional, e que tem merecido a distinção de várias entidades independentes, como a Ookla, Open Signal, DECO, etc. que assinalaram a qualidade e velocidade da rede de última geração da NOS face às das restantes operadoras.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.