CONTEÚDO DA RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO | Publicado no Anuário Smart Cities 2023


Recolha de resíduos e biorresíduos
O Seixal constrói, todos os dias, um futuro mais inteligente e inovador, assente na sustentabilidade ambiental, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Assim, desenvolve projetos em diversas áreas – ambiente, biodiversidade, mobilidade, energia, descarbonização, qualidade do ar e alterações climáticas.
No âmbito da recolha de resíduos e biorresíduos, destacam-se dois projetos que são uma aposta forte em tecnologia inovadora para qualificar o serviço e, ao mesmo tempo, melhorar o ambiente.
Recolher Porta a Porta para Valorizar permite retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário. Evita-se, assim, o desperdício de um resíduo valorizável, que será transformado em composto e poderá ser utilizado para melhorar a qualidade do solo em pomares e vinhas.
São considerados biorresíduos todos os restos de alimentos crus ou cozinhados e ainda restos de aparas de jardins de pequena dimensão e relva. Também se podem colocar guardanapos e toalhetes de papel no contentor castanho. No âmbito deste projecto, o Seixal foi, em 2019, o primeiro município da região de Setúbal a implementar um novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos.

Já a iniciativa Gestão integrada da recolha de resíduos com o sistema 360 Waste permite a recolha de dados em tempo real através de tecnologia inovadora e fornece orientações para uma execução precisa. Os veículos de recolha de resíduos são apetrechados com sistemas inteligentes que recolhem informação do terreno e os contentores estão equipados com sensores volumétricos. O objetivo é obter o máximo de informação para poder melhorar o serviço e poupar recursos.
Outra vantagem deste sistema é o facto de se integrar a informação relativa à recolha de resíduos proveniente do portal “Seixal +”. Neste portal, o munícipe pode reportar as mais variadas ocorrências no concelho e acompanhar a sua resolução, e todas as situações relacionadas com a recolha de resíduos são reunidas no sistema 360 Waste. Pretende-se, desse modo, uma gestão orientada para a satisfação do cidadão.
OUTROS PROJETOS EM DESTAQUE
- Parque Metropolitano da Biodiversidade está a nascer na Verdizela para promover a educação ambiental e o contacto com a natureza e dinamizar atividades desportivas e recreativas;
- Laboratório Vivo para a Descarbonização, em plena fase de implementação, dá continuidade ao processo de redução de emissões de CO2, que, entre 2007 e 2018, sofreram um decréscimo de cerca de 36%, fruto do compromisso assumido pelo Seixal no âmbito do
Pacto de Autarcas; - Green Pipeline é pioneiro em Portugal, introduzindo o hidrogénio verde na rede de gás natural..
Paulo Silva
Presidente da Câmara Municipal do Seixal
“Separamos hoje, para valorizarmos amanhã. A câmara municipal do Seixal tem vindo a implementar vários projetos que, juntamente com a colaboração dos cidadãos, melhoram a qualidade ambiental do concelho e preparam o caminho para um futuro melhor, mais sustentável e que dá resposta às necessidades da população.”
Contactos
T.: 212 276 700 (chamada para a rede fixa nacional)
E.: camara.geral@cm-seixal.pt
W.: www.cm-seixal.pt
MORADA
Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45
2844-001 Seixal