Até 9 de Abril, a Gaiurb, E.M. e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia promovem uma agenda de 24 sessões online destinada a discutir a revisão do Plano Director Municipal (PDM) em articulação com 15 freguesias. A primeira sessão teve lugar em Arcozelo a 15 de Janeiro e reuniu mais de meia centena de participantes online para pensar o futuro da freguesia e da cidade.

Durante cerca de duas horas, a freguesia de Arcozelo foi o ponto central da discussão que reuniu o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, o Presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo, a Directora Municipal de Urbanismo, vereadores, técnicos da autarquia e da Gaiurb e a equipa da Universidade de Aveiro, que articula as sessões participativas directamente com os munícipes.

A partir daquele diagnóstico, surgiram mais de cem recomendações nos mais variados domínios, desde a mobilidade ao ambiente, passando pelo espaço público, pelos equipamentos municipais, pela cultura e pelo turismo, numa discussão participada que agora prossegue em 23 novas sessões.

Próximas sessões

Avintes, Canelas, Canidelo e Crestuma são os próximos pontos da agenda durante o mês de Janeiro, seguindo-se Grijó, Gulpilhares, Lever, Madalena, Mafamude, Olival, Oliveira do Douro e Pedroso em Fevereiro, Perosinho, Sandim, Santa Marinha, São Félix da Marinha, São Pedro da Afurada, Seixezelo, Sermonde, Serzedo e Valadares em Março e, por fim, Vilar de Andorinho e Vilar do Paraíso em Abril.

“Numa altura em que temos de redefinir as abordagens e criar novas formas de envolver os cidadãos e incitar à participação na discussão, as sessões online permitem assegurar as condições de segurança sanitária num registo confortável para todos os participantes. A primeira sessão registou mais de 50 participantes, o que nos transmite confiança na metodologia e a satisfação de contar com o contributo dos gaienses num processo que é, acima de tudo, resultado das suas expectativas para a cidade”, refere António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, E.M.

As sugestões para a revisão do PDM podem ser enviadas para o e-mail participapdm@gaiurb.pt e as participações podem ser asseguradas através da inscrição em https://www.gaiurb.pt/pages/1092

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.

 

ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL