A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA Information Management School (NOVA IMS), e parceiros, retomam o Smart Cities Tour 2020, agora em formato digital.

Oeiras acolhe o próximo evento, com uma sessão pública da parte da manhã dedicada ao tema “Inovação Inteligente”, que inclui vários exemplos de protagonismo ao nível das estratégias municipais de inovação, sempre com o objetivo de criar valor e, ao mesmo tempo, respeitar o cidadão, num contexto de uma “cidade inteligente”.

A construção da inteligência urbana num contexto de profunda transformação das cidades e territórios decorrente da necessária resposta à emergência climática e aos desafios colocados pela pandemia coloca a capacidade de adotar estratégias de inovação inteligentes que reúnam os vários atores – autarquias, empresas, academia e cidadão – como fator crítico de sucesso para um novo paradigma de cidade e uma nova geração de produtos e serviços mais sustentáveis, inclusivos, seguros e resilientes.

Da parte da tarde decorrerá uma sessão de formação online exclusiva para técnicos e autarcas do município sob a temática “From Data to Value” onde serão partilhados e discutidos projetos e soluções de inteligência urbana na área temática do workshop. Esta sessão contará com presença e apoio dos especialistas da NOVA Cidade e dos parceiros do Tour, sendo dado especial ênfase às atuais capacidades de construção de dashboards e visualização de informação de apoio à tomada de decisão em contexto urbano.

O Smart Cities Tour 2020, dedicado ao tema “Desafios e Oportunidades para 2030”, é composto porworkshops temáticos, realizados em seis cidades portuguesas, e tem como principal objetivo a partilha das melhores práticas desenvolvidas em Portugal, ao nível empresarial e concelhio, e a apresentação de soluções inovadoras no plano das cidades inteligentes.

Esta é uma iniciativa desenvolvida pela ANMP e a NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, da NOVA IMS, em parceria com a Altice Portugal, CTT, EDP Distribuição, Crédito Agrícola e Deloitte.

PROGRAMA | Oeiras | 4 de novembro | 9h30 | Inovação Inteligente

Pode acompanhar a sessão através do seguinte link https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89411950193

09:30     ABERTURA INSTITUCIONAL

Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

António Almeida Henriques, Presidente da Secção “Cidades Inteligentes” da ANMP

Miguel de Castro Neto, Professor da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade

10:00     SMART PORTUGAL PITCH

Alexandre Matos, CFO Altice Portugal

João Torres, CEO da EDP Distribuição S.A

João Sousa, Administrador Executivo dos CTT

10:15     APRESENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS EM INOVAÇÃO INTELIGENTE

Francisco Rocha Gonçalves, Município de Oeiras

Ricardo Costa, Município de Guimarães

Paulo Calçada, Associação Porto Digital

Ricardo Gonçalves, Município do Fundão

12:00     BuiLding Smart Cities

Jorge Patricio (Diretor B2B Altice Portugal)

Maria José Rebelo (Responsável de Sustentabilidade e Ambiente nos CTT)

Joaquim Rosa Rosado (Assessor da Direção de Autarquias Sul da EDP Distribuição)

Vitor Cardoso (Técnico de Comunicação do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais do Crédito Agrícola)

12:30     OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

Miguel Sousa – INOVA+

13:00     FINAL DOS TRABALHOS

 

 

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.