A Vodafone Analytics, uma solução desenvolvida pela Vodafone em parceria com a Celfocus, vai estar ao longo de toda a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a recolher e a interpretar dados da rede móvel em Lisboa, que vão permitir saber de onde vêm, por onde se movem e como interagem os peregrinos deste evento mundial.
Através desta ferramenta será possível analisar, de forma imediata, totalmente anonimizada e através de técnicas avançadas de computação, a big data recolhida pelas antenas Vodafone junto dos dispositivos a ela ligados (como smartphones), em particular nas zonas de influência da JMJ, permitindo identificar tendências de fluxo destes visitantes, a sua caraterização demográfica e localização, bem como padrões comportamentais de mobilidade.
À data desta terça-feira, a rede Vodafone tinha detectado um aumento de 36% na chegada de visitantes a Lisboa em relação aos sete dias anteriores ao arranque do evento. Através da Vodafone Analytics é possível identificar que a maior parte destes visitantes chegaram de países como França, Reino Unido e Espanha, enquanto os visitantes nacionais vieram sobretudo dos distritos de Setúbal, Faro e Porto.
As zonas de maior aglomeração destes peregrinos ao longo do dia de ontem foram Alvalade, Lumiar e Avenidas Novas. Já no perímetro da JMJ, em Lisboa, os locais que registaram maior aglomeração na véspera do evento foram Praça do Comércio, Parque Eduardo VII e Alameda.

Por outro lado, nesta última semana saíram de Lisboa 10% dos residentes, com destino sobretudo a Loulé, Albufeira e Sintra – numa altura que, tradicionalmente, é também de partida de muitos residentes para férias fora da capital.
As conclusões obtidas pela Vodafone Analytics vão permitir às empresas conhecer, ao minuto, quem são, onde estão e como se comportam os seus potenciais clientes, permitindo-lhes assim oferecer os seus produtos e serviços com mais eficácia. Apesar de ser uma solução capaz de fornecer dados abrangentes, os dados recolhidos neste evento estarão focados em melhorar o desempenho de áreas como os transportes, o turismo e a segurança.
Neste endereço será possível ao público em geral consultar e acompanhar diariamente a evolução de uma amostra de indicadores recolhidos pela Vodafone Analytics durante a JMJ, como a variação do número de visitantes nacionais e internacionais, as suas zonas de pernoita, a sua distribuição pelos principais locais do evento e até a percentagem de residentes que saíram da cidade, apresentados de forma intuitiva através de mapas e gráficos.
Fotografia de destaque: © jmj2023.lisboa.pt
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.