Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação urbana e turística, que vai ficar disponível no acesso à estação de comboios de Algés.
Neste dia, também haverá visitas guiadas à Fábrica da Pólvora de Barcarena e ao Parque dos Poetas, provas de vinhos de Carcavelos “Villa Oeiras” e de doçaria local nosos Postos de Turismo do Palácio Marquês de Pombal e da Marina de Oeiras e, ainda, uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica do Tejo armada com vela latina.
Com a instalação do TOMI, o Município de Oeiras pretende criar uma proximidade entre o concelho e as pessoas que nele vivem, trabalham ou simplesmente o visitam. Esta é uma inovação intuitiva, que promove atividades e pontos de interesse como turismo, cultura, comércio local, serviços públicos, entre outros, disponibilizado em dois idiomas – português e inglês.
As tecnologias do TOMI For All permitem que pessoas com mobilidade reduzida tenham acesso à informação, uma vez que o ecrã do TOMI se adapta, colocando todos os seus conteúdos na zona inferior, tornando a interação mais fácil.
Para pessoas com visão reduzida ou invisuais, foi desenvolvida uma nova experiência, criando um modo de navegação inovador, podendo ser utilizado de forma autónoma, e que ao tocar no ecrã usa o voice guidance e o ILOGOistening. Para pessoas com dificuldades auditivas, foi aplicado nos equipamentos vídeos em linguagem gestual, que explicam como utilizar o TOMI. Para pessoas com dificuldades cognitivas, todo o conteúdo é otimizado para que seja de fácil perceção para todos entenderem, independentemente das suas condições.
Desde 1980 que o Dia Mundial do Turismo é celebrado, anualmente, no dia 27 de setembro, por ter sido o dia que entraram em vigor as diretivas consideradas como mais marcantes para o turismo global. A Organização Mundial do Turismo (World Tourism Organization – A United Nations Specialized Agency) pretende mostrar com esta comemoração, a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social. A 42.ª edição será dedicada ao tema “Rethinking Tourism” – Repensar o Turismo – e a celebração oficial terá lugar em Bali, Indonésia.
Isto significa, segundo a Organização Mundial do Turismo, a oportunidade de repensar a forma como fazemos turismo “colocando as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos, empresas e até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.