A Oceântia, uma startup portuguesa de produção de autocarros elétricos, procura financiamento através da GoParity.

Criada em 2020 por engenheiros portugueses com a missão de combater ativamente os efeitos das alterações climáticas, a Oceântia desenhou um novo modelo de autocarro 100% elétrico com baterias de elevada autonomia, especialmente vocacionado para oferecer uma alternativa sustentável aos transportes públicos e transportes escolares atualmente explorados com veículos de motor a combustão pela generalidade dos municípios portugueses.

“Quisemos juntar-nos à GoParity por sermos um projeto verde, focado em novas tecnologias na área ambiental. Importa ainda o facto de sermos uma equipa de pessoas pragmáticas e abertas a novas soluções. Consideramos que esta nova forma de financiamento e de relacionamento é muito mais simples e rápida, o que oferece enormes vantagens, quer para promotores como nós, quer para os investidores”, afirma Valter Duarte, sócio-gerente da Oceântia.

Os modelos elétricos são uma boa alternativa aos tradicionais autocarros a diesel, que compõem as frotas de transportes públicos e transportes escolares dos municípios e de operadores privados. Ao substituir cada autocarro a combustão por um elétrico, é possível poupar até mil toneladas de CO2 que seriam emitidos durante a vida útil do veículo e até 69 toneladas por ano, o equivalente à capacidade de absorção de 3 165 árvores adultas.

Face ao sucesso destes novos autocarros elétricos, a Oceântia conta já com várias encomendas de municípios portugueses e para financiar a sua produção está a decorrer uma campanha colaborativo na GoParity, em que qualquer pessoa pode investir a partir dos 5 euros, neste caso, o contrato é de um ano e o retorno de 5% do seu investimento inicial. O objetivo é angariar 225 mil euros. Esta é a segunda campanha do promotor, depois de ter angariado 115.000€ através da plataforma, para produzir o primeiro autocarro 0% de emissões CO2 que, já tendo sido vendido a um Município português, se encontra atualmente em testes de certificação europeia.

Os fundos obtidos através desta campanha têm como objetivo financiar a produção do segundo autocarro BLUECITY 100% elétrico, já encomendado por outro município português, para ser entregue no terceiro trimestre deste ano.

“Esta é uma excelente oportunidade para caminharmos para a mobilidade sustentável nas cidades e reduzir ou mesmo eliminar o impacto que os motores de combustão representam nos transportes coletivos com a redução dos gases de efeito estufa. Este projeto é parte integrante de uma estratégia maior de sistemas de transportes sustentáveis à qual agora a GoParity também se alia, com a abertura desta campanha”, acrescenta Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity.

Os primeiros modelos encontram-se já em produção e prevê-se a sua entrega, no mercado português, durante o segundo semestre de 2022 e a expansão para Espanha e resto da Europa já em 2023. A Oceântia prevê a contratação de 11 pessoas para as equipas de planeamento, construção e vendas.

Este projeto chega num momento de aumento da procura relacionado com a disponibilidade de financiamento comunitário, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, para apoiar municípios e operadores privados na renovação das suas frotas de autocarros e troca por soluções elétricas. Em Portugal, este valor está acima dos 100 milhões de euros de investimento para a aquisição de autocarros elétricos nos próximos três anos. Estão em curso programas semelhantes em Espanha e no resto da Europa.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.

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