O projeto UTOPIZE, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, foi aprovado no âmbito do Programa Horizonte Europa, um dos mais competitivos da Comissão Europeia, com a pontuação máxima (15/15 pontos). Alinhado com os princípios do New European Bauhaus (NEB), o UTOPIZE visa responder aos desafios urbanos, ecológicos e sociais dos territórios, como as alterações climáticas, a exclusão social e a pobreza energética, através de uma abordagem participativa com vista a transformação de espaços públicos. Nesse âmbito, vai promover o co-design e a governança de espaços públicos em ambientes urbanos, periurbanos e rurais, envolvendo cidadãos, especialmente comunidades marginalizadas, através do uso de tecnologias como Realidade Aumentada (XR) e Sistemas de Informação Geográfica (GIS).
O projeto pretende ser profundamente participativo, abrangendo eventos locais de ativação e workshops de co-design, operando inicialmente em três países demonstradores — Portugal, Itália e Suécia — com planos de expansão para seis países adicionais através de um Programa de Twinning, o que assegura sua escalabilidade e adaptabilidade. Em Portugal, o piloto será desenvolvido no Município de Penacova com o apoio da Universidade de Coimbra, sendo ambas as entidades também parceiras no projeto.
O UTOPIZE, um dos dois únicos projetos aprovados na Europa, tem como objetivo criar espaços públicos resilientes, sustentáveis e culturalmente relevantes, que fortaleçam a coesão social e reflitam a identidade e história locais de cada bairro. Além disso, integra Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e materiais sustentáveis no design e transformação dos espaços públicos, contribuindo para aumentar a resiliência ambiental e atingir os objetivos de neutralidade climática.
“Estamos muito orgulhosos pela aprovação deste projeto e pelo facto da CIM Região de Coimbra liderar um projeto europeu desta dimensão, num programa tão exigente como o Horizonte Europa. Trata-se de um marco na inovação social e urbana, que demonstra o poder da colaboração entre cidadãos e instituições para construir um futuro mais sustentável. Ao utilizar tecnologias como Realidade Aumentada e Sistemas de Informação Geográfica, o UTOPIZE permite que comunidades participem ativamente na transformação de espaços, promovendo a inclusão social e a coesão territorial”, afirma Emílio Torrão, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.
O consórcio do projeto é composto por 13 parceiros de diversos países europeus. Para além da CIM Região de Coimbra, que lidera, fazem parte do consórcio a Universidade de Coimbra e o Município de Penacova, bem como outros parceiros de prestígio como Politecnico di Milano (Itália), Aalto University (Finlândia), Orebro University (Suécia), Comune di Milano (Itália), Karlskoga kommun (Suécia), Volcano A/S (Dinamarca), Zentrum für Soziale Innovation GmbH (Áustria), Association Européenne pour l’Innovation dans l (Bélgica), a INOVA+ – Innovation Services, SA (Portugal), INNCREASE SP ZOO (Polónia).
O UTOPIZE – Urban Transformation Through Open Participation And Inclusivity For Citizen Empowerment, tem um orçamento total de cerca de 4 milhões de euros e uma duração de 36 meses. O investimento será utilizado para apoiar as atividades do projeto, incluindo a implementação das UTOPIA Labs, o desenvolvimento de soluções tecnológicas, workshops de co-design, eventos de ativação comunitária e a integração de NBS. Além disso, o orçamento cobrirá a colaboração entre os diversos parceiros, a realização de estudos e a avaliação contínua das transformações urbanas nos três países demonstradores (Portugal, Itália e Suécia), com expansão posterior para mais países da União Europeia.