A Nextbitt, empresa líder do mercado em gestão de ativos físicos e sustentabilidade, lançou no dia 17 de Maio uma solução inovadora e pioneira que vem revolucionar a forma como as empresas e os seus colaboradores lidam com a gestão global de ativos físicos. Tirando partido das mais avançadas tecnologias de inteligência artificial e machine learning, bem como de funcionalidades como speech recognition e cognitive search, a solução Smart Asset Management – S.A.M. – permite agilizar e automatizar os processos de gestão de operação das empresas com as suas respetivas equipas de manutenção. O S.A.M é uma solução Software as Service da conceituada plataforma de gestão de ativos físicos e sustentabilidade Nextbitt e baseia-se nos algoritmos cognitivos da Microsoft e de inteligência artificial da Open AI, responsável pelo ChatGPT.

Com a solução S.A.M as equipas operacionais vão relegar para o passado os ecrãs, a gravação de registos ou a atualização workflows, começando a utilizar o Microsoft Teams, o WhatsApp, o Telegram ou até mesmo a voz, para despoletarem processos, questionarem situações e receberem informação, de uma forma muito mais ágil e automatizada. Será como se o software passar a ser um colega de trabalho e não uma ferramenta.Esta solução é resultado da aposta estratégica da Nextbitt em incorporar na sua plataforma mais avançadas tecnologias colocando-as ao serviço do negócio dos seus clientes.

Para Miguel Salgueiro, Founder & Partner da Nextbitt, “a apresentação ao mercado desta nova solução é uma revolução na forma como as aplicações empresariais recolhem e atualizam informação, acelerando e simplificando drasticamente o esforço das equipas de gestão de ativos físicos e sustentabilidade atualizada, através de uma ferramenta efetiva na gestão de operação.” Acrescenta ainda “O S.A.M tem capacidade de melhorar e desenvolver as árvores de decisão, aprendendo ao longo do tempo e garantindo respostas e ações cada vez mais assertivas e eficazes.”

Numa primeira fase, a solução identifica o tipo de negócio da organização, ou seja, se está perante uma instituição bancária, uma unidade industrial ou uma entidade de outro setor. A partir desta identificação, um utilizador, de uma organização que já tenha implementada a solução, pode informar o S.A.M sobre uma falha nas suas instalações ou equipamentos, desde o ar condicionado não fazer frio, á prensa hidráulica estar a produzir peças com defeito ou até ao aumento repentino do consumo de energia a uma determinada hora do dia.

Neste sentido, a solução S.A.M. irá interagir com o utilizador colocando-lhe questões para que seja possível caracterizar a situação e tratar de todos os registos de forma 100% automática e transparente. Dar a nota de que os utilizadores não necessitam de entrar diretamente na plataforma, na medida em que o S.A.M. consegue identificar quem são, se estão devidamente autorizados e em que contexto (se são funcionários, prestadores de serviço, etc.).
Tiago Martins, Engineering Manager da Nextbitt, refere “a incorporação de tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning nas soluções da Nextbitt faz parte da nossa estratégia de inovação, com o objetivo de proporcionarmos aos nossos utilizadores ecossistemas inteligentes, simples e muito focados na usabilidade.”

Para o concretizar, a Nextbitt tem vindo a desenvolver uma parceria estratégica com a Microsoft para poder trazer aos seus clientes as mais avançadas soluções tecnológicas.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.

FONTE: Press Release