O Mobile World Congress decorreu esta semana em Barcelona e a Ubiwhere foi a única empresa portuguesa a expor neste que é o maior fórum do setor das Telecomunicações do mundo.

Considerado um marco anual no calendário do ecossistema digital, o Mobile World Congress reuniu empresas e especialistas de todo o mundo da área das telecomunicações e conectividade, sendo assumido como um espaço para o anúncio de novas tendências e produtos no setor. A edição de 2023 esteve subordinada ao tema “Smart Connectivity” (“Conectividade inteligente”), na qual participantes e visitantes poderam tomar contacto com produtos, iniciativas e inovações relacionadas com Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Confiança Digital, Orquestração, Soluções Cloud, etc.

A Ubiwhere, empresa 100% portuguesa do setor digital, focada na investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras na área das Smart Cities e Telecomunicações, esteve presente no Mobile World Congress 2023. Com o seu stand posicionado no centro do recinto da feira, a Ubiwhere expôs as suas soluções tecnológicas mais recentes sendo, na verdade, a única empresa portuguesa a expor no evento, de acordo com a GSMA (entidade organizada) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

Para além de dar a conhecer as suas soluções na área das Smart Cities (das quais se destaca a Plataforma Urbana), a Ubiwhere divulgou igualmente novos produtos na área das Telecomunicações e das redes 5G. Desde logo, a Plataforma Unicle que consiste numa “edge platform que permite suportar a conectividade entre uma variada gama de tecnologias e aplicações que, posteriormente, favorecem a integração da informação e funcionalidades de análise, comunicação V2X e armazenamento”, explica Hélio Simeão, Telco Product Owner da Ubiwhere. Acrescenta ainda o projeto 5GaaS que, em fase de finalização, “está a tornar a implementação da rede 5G e o seu acesso mais facilitado e de um modo mais descentralizado”.

Para Rui A. Costa, co-CEO, “a exposição no Mobile World Congress representa uma condição fundamental para a Ubiwhere (e, neste caso para Portugal) se dar a conhecer ao mundo enquanto líder que é e pretende continuar a ser no ecossistema das Telecomunicações.” Salienta que “é em espaços privilegiados como o Mobile World Congress que podemos encontrar os atores-chave de todo o mundo para desenhar, com eles, o futuro da tecnologia e o extensivo trabalho da Ubiwhere no reforço das redes 5G e no lançamento das redes 6G (“Beyond 5G”) justifica esta presença.”

O Mobile World Congress começou no dia 27 de fevereiro e decorreu até dia 02 de março, na Fira Barcelona.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.