Lisboa recebe, pela primeira vez, a Innovation Radar Summit. O evento organizado pela Comissão Europeia e pela Dealflow.eu irá receber e premiar as melhores e mais inovadoras startups financiadas pela União Europeia (UE) nas categorias de sustentabilidade e de Inteligência Artificial (IA) e smart devices, mas também as melhores empresas lideradas por mulheres. São esperados mais de 200 participantes, entre startups e investidores nacionais e internacionais, naquele que será o primeiro evento físico da iniciativa. O evento terá lugar no dia 13 de novembro a partir das 9h, na Microsoft em Lisboa (Parque das Nações).

A Innovation Radar Summit é o culminar do Innovation Radar Prizes, uma iniciativa que ocorre anualmente, desde 2015, e que procura inovações e empreendedores de elevado potencial no âmbito de projetos de investigação e inovação financiados pela UE, expondo-os posteriormente a uma comunidade influente de investidores europeus. À fase final deste concurso chegaram 12 startups – entre as quais a portuguesa C2C-NewCap -, que irão apresentar as suas ideias perante um painel de jurados e uma audiência de investidores.

“Este é um evento único que não só destaca as melhores empresas lideradas por mulheres, de sustentabilidade e de IA e smart devices, como dá a oportunidade a estes finalistas para defenderem as suas ideias presencialmente perante uma larga audiência de investidores. Acima de tudo, queremos que os investidores saibam que vão estar reunidas as melhores startups europeias num só espaço”, afirma Thijs Povel, Managing Partner da Dealflow.eu.

A startup mais inovadora receberá o Innovation Radar Prize, atribuído por um júri de investidores e especialistas do setor, mas haverá também um prémio específico para a empresa mais votada pelos participantes no evento. Além destes, também as melhores empresas de cada uma das categorias serão distinguidas, num total de 5 prémios. Estas distinções anuais têm o intuito de reconhecer, encorajar e promover a aceleração das melhores startups financiadas pela UE, para que iniciem o seu processo de aceleração.

Durante o evento, ocorrerão também debates sobre o Digital Market Act e as oportunidades que trará para as startups e sobre o financiamento das startups europeias. O evento encerrará com uma apresentação de uma empresa europeia unicórnio, ou com o potencial de alcançar este estatuto.

A Dealflow.eu foi fundada em 2020, com o intuito de fazer a ligação entre as startups financiadas pela União Europeia e os investidores mais adequados para as acelerar. Através de uma plataforma de matchmaking, a Dealflow.eu identifica as melhores oportunidades para estas relações, diminuindo o risco associado ao investimento em capital de risco. 

O evento será aberto ao público, podendo registar-se aqui.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.