A Linha da Reciclagem fez um ano a 27 de outubro e só em 2022 já recebeu mais de 28 mil contactos. Começou devagar, a dar apoio e a esclarecer os cidadãos do interior do país, e, aos poucos, o serviço estendeu-se às 11 concessionárias da EGF. Pretende ser um “112” da reciclagem: é um projeto ambicioso da EGF que procura dar respostas e soluções aos cidadãos quanto às suas dúvidas sobre reciclagem, que se traduzem em pedidos de informação, sugestões e reclamações.

 

São já 12 os operadores que respondem aos cidadãos de Norte a Sul do país, uma equipa especializada a responder aos pedidos de ajuda e de informação que chegam à procura de solução. Os contactos entram por email, telefone e através do website, e a forma como são tratados e resolvidos tem como base uma plataforma customizada e que implica com a operação de recolha seletiva e tratamento de unidades de tratamento e valorização de resíduos.

A inovação está nos processos e na forma expedita como 12 empresas se articulam para dar resposta a uma necessidade com poucas soluções nacionais – se alguém tem resíduos para entregar e não sabe onde; quais os procedimentos; dúvidas sobre reciclagem; e todo um conjunto de questões que a Linha da Reciclagem pode ajudar a resolver. Muito em breve, estará disponível um chatbot de atendimento e, em 2023, ligações entre plataformas que vão permitir uma maior interação com as equipas de recolha de resíduos sempre que existir um problema no terreno para resolver.

O objetivo da Linha da Reciclagem é dar respostas e soluções fiáveis e concretas aos cidadãos sobre os resíduos que têm para valorizar. Com base neste objetivo, são várias as vantagens associadas a este serviço, a começar pelo facto de existir uma maior capacidade de resposta à procura crescente por parte dos cidadãos, visto que são cada vez mais as pessoas motivadas para adotar comportamentos ambientais adequados, faltando um canal de contacto simples e cómodo que as pudesse ajudar. A uniformização dos canais de contacto também permite a criação de sinergias, maior coerência das mensagens (e consequente redução de erros) e uma maior eficiência nas respostas. Em suma, este serviço permite ter um único número, um único website e respostas mais eficazes.

O serviço iniciou a 27 de outubro de 2021. A adesão à Linha da Reciclagem tem sido crescente e a evolução por parte das equipas acompanha as necessidades que vão sendo identificadas nesta jornada, permitindo uma evolução contínua a cada vez mais desafiante. Em 2022, já foram recebidos mais de 28 mil contactos.

Este é um canal de contacto para o qual o cidadão pode ligar de forma gratuita, com a certeza de que do outro lado está um operador pronto a ajudar a resolver o problema que tem em mãos. E é assim que este serviço se afirma, certamente, como um contributo para mais e melhor reciclagem.

A EGF é a empresa promotora desta iniciativa, que a concretiza em parceria com as suas 11 concessionárias. No seu conjunto, empresa e concessionárias tratam e valorizam 60% dos resíduos urbanos a nível nacional. Apesar de não prestar serviço de recolha e valorização de resíduos à totalidade do país, a Linha da Reciclagem responde e encaminha todas as questões que lhe são dirigidas para as entidades respetivas (municípios, juntas de freguesia ou outros sistemas de tratamento e valorização de resíduos). O que se pretende é facilitar a vida ao cidadão e orientá-lo nas suas dúvidas e questões.

ARTIGO DESENVOLVIDO POR EGF

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.