O Dr. I.P. Park, presidente e CTO da LG Electronics, subiu ao palco virtual da edição totalmente digital do CES® 2021 para partilhar a inspiradora visão da empresa para uma inovação aberta na era do distanciamento social. Enquanto anfitrião da LG Future Talk, o Dr. Park explicou e demonstrou como a inovação partilhada tem sido o princípio subjacente dos mais recentes avanços tecnológicos da empresa.
Num ano de mudança sem precedentes, o compromisso inabalável da LG com uma vida melhor permaneceu firme, assim como a capacidade da marca de responder às necessidades em constante alteração dos consumidores de todo o mundo. De forma a ilustrar este ponto, o Dr. Park destacou produtos inovadores como o LG PuriCare Wearable Air Purifier e a LG Smart Thermal Camera que, de forma simples e fácil, ajudam a garantir o bem-estar e a segurança dos consumidores. A LG também se encontra em fase de adaptação dos seus robôs CLOi a vários ambientes e tarefas – desde a desinfeção de áreas de passagem em espaços públicos e comerciais até a fazer entregas de porta em porta e servir comida em restaurantes – para melhorar o nível de higiene e minimizar os riscos de saúde de colaboradores e clientes.
O núcleo do debate de hoje centrou-se na inovação aberta, sendo que o Dr. Park foi acompanhado por Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association, para abordar o poder crescente da parceria entre disciplinas e setores de forma a oferecer o produto ou serviço ideal aos consumidores. O LG Innovation Council é um excelente exemplo das várias iniciativas colaborativas da LG, reunindo um grupo de especialistas de uma ampla gama de empresas do setor tecnológico para aprender, cooperar, descobrir novas oportunidades e encontrar novas formas de melhorar a vida das pessoas.

“A tecnologia e as suas diversas disciplinas estão a convergir de forma a facilitar uma série de inovações digitais – IA, conectividade 5G, IoT, cloud, sensores, navegação e baterias –, transformando a mobilidade, que acaba por ser uma grande parte das nossas vidas”, afirmou Shapiro. “E esse é um comportamento que estamos a ver também em muitas outras áreas – transporte, logística, agricultura, saúde e até alimentação.”
Esta abordagem partilhada em relação à inovação fornece a base de todos os projetos da LG, especialmente sob a sua marca LG ThinQ, que engloba os dispositivos habilitados para IA e IoT da empresa. Neste âmbito, o Dr. Park delineou planos empolgantes para desenvolver um ecossistema conectado com os produtos e serviços de todas as categorias, proporcionando aos consumidores uma experiência de utilização gratificante e com um nível insuperável de conveniência. “Não se trata apenas de aparelhos e dispositivos individuais que têm capacidades de IA e de conectividade; trata-se sim de construir um ecossistema em que a LG e os seus parceiros trabalham juntos para expandir, otimizar e enriquecer o que oferecemos aos nossos clientes”, refere o Dr. Park.
Com a participação de David Rabie, CEO da Tovala, cujos kits de refeições prontas para o forno estarão disponíveis para compra, em breve, na LG ThinQ Store, o Dr. Park idealizou uma evoluída app ThinQ que vai além do controlo e da funcionalidade de monitorização para se tornar numa plataforma de lifestyle totalmente digital. Através de diversas parcerias e da implementação de novos recuros, como o Scan-to-Cook – que permite que os utilizadores apliquem instantaneamente as configurações corretas do forno para refeições pré-preparadas selecionadas, digitalizando apenas o código de barras da embalagem –, a LG facilita a gestão do lar para que os clientes possam concentrar-se nas coisas que mais importam.
Dr. Park voltou a contar com Jean-François Gagné, CEO da Element AI, que no ano passado ajudou a LG a comunicar o quadro “Levels of AI Experience” no CES 2020. As duas empresas, com o contributo de outros parceiros, estão a desenvolver uma plataforma inovadora, a AIX Exchange, que permitirá que os líderes da indústria, investigadores, políticos e consumidores se envolvam diretamente na discussão sobre a implementação da IA tendo em conta o bem-estar de todos. O Dr. Park revelou também algumas das tecnologias inteligentes nas quais a LG tem vindo a trabalhar, incluindo o Vision Pack, que aumentará as capacidades de IA existentes nos frigoríficos e espelhos inteligentes ThinQ.
Outro dos pontos-chave do debate centrou-se na visão da LG para criar uma experiência de utilização consistente e conectada que se estende a todas as áreas da vida dos consumidores. Juntamente Dmitry Loschinin, vice-presidente executivo da DXC Technology e presidente e CEO da Luxoft, revelaram a nova joint venture da LG e da DXC Luxoft chamada Alluto, que vem reimaginar a experiência do utilizador dentre do veículo, aproveitando o webOS Auto da LG para conectar o carro de forma perfeita com a casa e o escritório. Ilustrando o potencial do webOS, o Dr. Park também apresentou um novo conceito de cabine inteligente que oferecerá experiências interativas imersivas aos passageiros, além de oferecer a possibilidade de criar um ecossistema de mobilidade baseado numa cloud com uma grande variedade de aplicações comerciais e públicas, incluindo a gestão inteligente de frotas nas smart cities do futuro.
“Voltamos sempre à importância de trabalharmos juntos em todos os setores, porque construir e expandir este tipo de ecossistema é um esforço absolutamente multidisciplinar”, enfatizou o Dr. Park. “É tudo uma questão de trabalho em equipa, cooperação e parceria quando se trata de inovação para uma vida melhor na era da transformação digital.”
A LG Future Talk e as inovações mais recentes da marca podem ser vistas no stand virtual da LG no CES 2021.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.
ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK