Já abriram as candidaturas ao maior prémio de inovação social da Europa, o “Innovation for All”. Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e operacionalizada pela Unicorn Factory Lisboa, é o resultado da decisão de Carlos Moedas de aplicar o valor do prémio Capital Europeia da Inovação em soluções que ajudem a resolver desafios sociais na cidade, convidando o setor tecnológico a contribuir com soluções inovadoras. Tem o apoio da Comissão Europeia e do European Innovation Council.
O novo prémio procura mobilizar a comunidade empreendedora com vista à apresentação de produtos e serviços tecnológicos que ajudem a resolver as principais questões sociais da cidade de Lisboa em três áreas: Qualidade da Educação, Acesso a Cuidados de Saúde e Integração de Migrantes.
Os três projetos vencedores irão receber um financiamento de 120 mil euros cada, valor que deverá ser usado para implementar a solução no terreno. Este é o maior valor atribuído por uma cidade num concurso de inovação social em toda a Europa.
“O Innovation for All foca-se naquela que é a verdadeira e única função da inovação: melhorar a vida dos lisboetas. Queremos colocar a energia, a criatividade e as competências do setor tecnológico ao serviço do bem-estar social. Lisboa deve ser sempre uma cidade solidária, onde todos dão o seu contributo”, diz o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Até 8 de setembro, data em que encerra o prazo para a submissão de candidaturas, as empresas nacionais e internacionais que responderem à chamada poderão mostrar o que valem apresentado projetos tecnológicos que contribuam para uma das três categorias a concurso.
A informação completa e o formulário das candidaturas estão disponíveis aqui.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.