O sistema de gestão e de eficiência na redução de perdas de água WONE, desenvolvido pela EPAL, recebeu, este fim-de-semana, o Troféu OE|80 anos, atribuído pela Ordem dos Engenheiros.
Graças ao WONE, desde 2012, foi possível reduzir os níveis de água não facturada na Rede de Distribuição de Lisboa para valores inferiores a 10%, colocando a EPAL como referência no sector a nível mundial. O sistema funciona com base na implementação de zonas de monitorização e controlo (zmc) e na análise dos respectivos dados de caudal e pressão. Desta forma, permite combinar processos e integrar a informação relevante para a gestão de redes e o controlo de perdas de água.
O sistema destina-se a todas as entidades gestoras que pretendam implementar uma estratégia focada na eficiência, na redução de perdas e na optimização dos sistemas de abastecimento.
O WONE, acrónimo de Water Optimization for Network Efficiency, foi distinguido enquanto projecto de engenharia de grande relevo, mas não foi o único. No âmbito das comemorações dos 80 anos da Ordem dos Engenheiros, foram, ao todo, reconhecidos 12 projectos ou obras que se tenham destacado nos últimos 80 anos.