Urban Matchmaker” é o nome de uma ferramenta lançada pela Iniciativa Urbana Europeia (EUI, na sigla em inglês) com o objetivo de facilitar sinergias entre cidades e promover o desenvolvimento urbano sustentável na Europa. Já disponível no Portico, a plataforma europeia de conhecimento urbano da EUI, este espaço interativo permite aos municípios identificarem e criarem parcerias em diversas áreas, tirando partido de um “matchmaking” direcionado.

“Esta nova ferramenta oferece um conjunto alargado de ideias e de desafios urbanos, ordenados por vários critérios, como o tema, a dimensão da cidade ou o país. As partes interessadas podem estabelecer uma ligação direta com as cidades clicando no botão ‘Match me’ na página dedicada e promovendo a comunicação direta com os representantes das cidades”, explica a Iniciativa Urbana Europeia sobre esta funcionalidade.

Com ela, as cidades que estão a planear melhorias urbanas ou projetos específicos podem encontrar potenciais parcerias por toda a Europa, seja através da partilha de conhecimentos e experiência ou de transferência de ideias e soluções inovadoras.

O primeiro passo é criar uma conta no Urban Matchmaker, de modo a terem acesso a formulários específicos para os intercâmbios entre cidadesEUI City-to-City Exchanges – e para as ações inovadoras – EUI Innovative Actions. Uma vez feito o registo, os municípios interessados recebem notificações (por email) sempre que houver correspondência com outros membros e cidades da comunidade Portico.

Uma das oportunidades de concurso atualmente disponíveis é o 3.º Concurso para Ações Inovadoras, que conta com 90 milhões de euros para apoiar as cidades, cofinanciando 80% dos projetos. A convocatória desta iniciativa da Comissão Europeia destina-se a iniciativas relacionadas com transição energética e tecnologia nas cidades, mantendo-se aberta até ao dia 14 de outubro.

Disponível está também o concurso de intercâmbio entre cidades EUI City-to-City Exchanges, que visa apoiar as cidades nos desafios comuns em matéria de desenvolvimento urbano sustentável, através de apoio financeiro e técnico. As candidaturas estão abertas durante todo o ano e destinam-se a cidades europeias que pretendam enfrentar desafios específicos ou partilhar as suas soluções e boas práticas.

Com um orçamento global de 450 milhões de euros, a Iniciativa Urbana Europeia é um instrumento de apoio à vertente urbana da política de coesão para o período 2021-2027. Além de ações de inovação, também ajuda a reforçar as capacidades de zonas urbanas europeias, fornecendo dados para a elaboração de políticas e facilitando a partilha de conhecimentos em matéria de desenvolvimento urbano sustentável.

Fotografia de destaque: © EUI