Já estão abertas as candidaturas para o primeiro aviso do Pathways2Resilience, um programa europeu destinado a promover a adaptação e a resiliência face às alterações climáticas. O projeto tem como missão apoiar pelo menos 100 cidades, regiões ou comunidades e, nesta primeira call, serão financiadas 40, até um valor máximo de 210 mil euros para cada.

Além do apoio monetário, as selecionadas também irão participar em grupos de inovação, receber assistência na análise dos mecanismos de financiamento e ter acesso a módulos de formação e ferramentas diversas. O objetivo passa por desenvolver abordagens e planos de ação de resiliência climática, ajudando também a cumprir a Missão Adaptação às Alterações Climáticas.

Fernando Diaz Lopez, coordenador do Pathways2Resilience lembra a importância de “incorporar uma abordagem nova e transformadora na forma como as regiões planeiam a adaptação às alterações climáticas”, mas acrescenta que “a inovação nem sempre tem a ver com o reinventar a roda. Muitas vezes, o maior impacto passa por catalisar o progresso e responder às necessidades já existentes”.

Também Elina Bardram, diretora da Comissão Europeia e Gestora da Missão Adaptação às Alterações Climáticas, afirmou que se trata de uma “oportunidade para demonstrar soluções transformadoras, como edifícios à prova de inundações, culturas mais resistentes à seca e produtos de seguros inovadores, envolvendo os cidadãos de forma participativa”.

O consórcio, liderado pelo EIT Climate-KIC, adianta que o processo de seleção dará prioridade às regiões e comunidades com maior vulnerabilidade e baixa capacidade de adaptação aos impactos das alterações climáticas. Já o financiamento terá uma duração de 18 meses.

Entre a abertura deste primeiro aviso, que aconteceu a 23 de novembro, e a data final de candidaturas, 22 de fevereiro de 2024, haverá três sessões informativas online, destinadas a esclarecer eventuais interessados. A primeira acontece ainda este ano, a 3 de dezembro, enquanto as outras duas estão agendadas para 11 e 17 de janeiro de 2024. Mais informações e documentação disponíveis aqui.

Financiado com um total de 21 milhões de euros, o programa Pathways2Resilience tem uma duração de cinco anos e aceita candidaturas de autoridades públicas locais ou regionais dos Estados-Membros da União Europeia e dos países associados ao Horizonte Europa.

Fotografia de destaque: © Pathways2Resilience