Aumenta a expetativa à volta do Portugal Smart Cities Summit. A menos de três meses do início da 10.ª edição do evento, que se realiza entre 8 e 10 de outubro, na FIL, em Lisboa, a organização dá conta de “um forte crescimento da procura por parte das empresas e autarquias que pretendem participar”. A Fundação AIP mostra-se satisfeita com a adesão registada até ao momento, “o que denota um interesse cada vez maior por parte do mercado no que diz respeito à oferta de soluções para as cidades inteligentes”. As inscrições para expositores terminam a 12 de julho.

Em comunicado, é ainda avançado que Guimarães será a cidade convidada deste ano e que outras autarquias já confirmaram presença. Tal como na última edição, o Portugal Smart Cities Summit (PSCS) também irá receber um grande número de autarcas ao longo de todo o evento, em particular para a conferência Autarquias, Empresas e Cidadãos”, agendada para 8 de outubro.

No ciclo de conferências destaca-se, igualmente, a realização do Security Summit. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a APSEI (Associação Portuguesa de Segurança) que irá debater as principais temáticas ligadas à segurança nas cidades inteligentes, bem como a forma como as tecnologias eletrónicas e a inteligência artificial podem ajudar a fortalecer a segurança em ambientes urbanos. O evento contará com uma área de exposição temática integrada no PSCS, especificamente focada nas empresas da segurança eletrónica.

O programa completo de conferências e a lista de expositores serão anunciadas oportunamente mas, para já, a organização garante que o Portugal Smart Cities Summit voltará a apresentar “as principais novidades do setor em áreas como Financiamento, ESG – Enviromental Social Governance, Energia, Reabilitação urbana, Mobilidade, IoT, Alterações climáticas, Água, Resíduos e ambiente, Economia verde e circular, Inteligência artificial, Segurança eletrónica, Cibersegurança, BigData, entre muitos outros”.

“O Portugal Smart Cities Summit é o ponto de encontro para profissionais dos diferentes setores e um palco privilegiado para a concretização de negócios. Cerca de 86% dos expositores da edição anterior identificaram oportunidades ou leads de negócios concretizáveis num período de seis meses”, acrescenta o comunicado.

Simultaneamente, a Fundação AIP promove a segunda edição dos Prémios Portugal Smart Cities Summit – António Almeida Henriques, destinados a distinguir projetos de inovação e práticas inteligentes, orientados para a implementação com sucesso de ações sustentáveis, eficientes e pela criação de soluções de inteligência urbana. A exemplo do ano passado, há seis categorias a concurso: Neutralidade Carbónica; Mobilidade; Espaço Público; Saúde e Bem-Estar; Transformação Digital; e Reabilitação urbana sustentável e inteligente. As inscrições estão abertas até ao dia 13 de setembro e a cerimónia de entrega dos galardões acontece no primeiro dia do PSCS, 8 de outubro.

A revista Smart Cities volta a ser parceiro de media do certame.

Fotografia de destaque: © Fundação AIP