Os presidentes de algumas das principais cidades dos países do G20, as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, assinaram, na semana passada, uma declaração conjunta na qual propõem uma acção concertada em três questões primordiais com vista ao desenvolvimento global: acção climática, futuro do trabalho e integração e inclusão social.

O documento, assinado por 20 cidades (Buenos Aires, Berlim, Chicago, México, Dublin, Hamburgo, Jacarta, Londres, Madrid, Milão, Montreal, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Roma, São Paulo, Seul, Sydney, Tóquio e Tshwane), apresenta-se como a conclusão da primeira reunião do Urban 20 (U20), que teve lugar em Paris, no passado mês de Janeiro, e que definiu as grandes orientações para as cidades nesses três referenciais de actuação.

“O Urban 20 reflecte o compromisso e as contribuições das cidades para enfrentarem os desafios globais. As cidades podem providenciar soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo: o Urban 20 procura enriquecer o processo do G20 com uma perspectiva urbana e explorar políticas conjuntos, na procura de um mundo melhor”, sublinhou Horacio Rodríguez Larreta, mayor de Buenos Aires, na Argentina, uma das cidades signatárias do documento.

As metrópoles que assinaram a declaração conjuntam pedem, desta forma, aos governos das 20 economias mais desenvolvidas compromissos com as cidades, de modo a que sejam atingidas metas comuns, com a imediata implementação de medidas com vista aos objectivos saídos do Acordo de Paris contra as Alterações Climáticas.

Para Mark Watts, director executivo do C40, Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades, o “U20 dá às cidades uma plataforma única para demonstrarem os ambiciosos compromissos e soluções inovadoras para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em conceito urbano”.

Os representantes das 25 cidades do U20 voltam a reunir-se em Junho, em Nova Iorque, num encontro que servirá de preparação para a cimeira do G20, que terá lugar em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 29 e 30 de Outubro.