A Ubiwhere assinalou um importante capítulo no avanço da transformação digital em Portugal com a inauguração de três novos espaços de excelência e de inovação centrados na Digital Nervous System Testbed: o Digital Nervous System Testbed Control Centre, o Digital Nervous System Testbed Makerspace e o Edge Tech Open Lab. Este evento contou com a ilustre presença do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, e do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

Para além de uma inauguração, este evento realizado no passado dia 13 destacou-se como um ponto de encontro estratégico, promovendo o networking, o fomento de parcerias e a troca de sinergias, evidenciando o papel da Ubiwhere como agente catalisador de inovação tecnológica em Portugal. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os produtos-piloto desenvolvidos no âmbito da Digital Nervous System Testbed, assim como outras soluções inovadoras da Ubiwhere, como a Plataforma de Gestão Urbana, que já está a transformar a forma como as cidades operam e gerem os seus recursos, através da tecnologia.

A cerimónia contou com a presença de personalidades de destaque, como o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, Rui Seabra do IAPMEI, Catarina Seabra da ANI – Agência Nacional de Inovação, e representantes de várias Testbeds da Rede Nacional de Testbeds e de diversas Entidades Aderentes da DNS Testbed.

De forma a consolidar um compromisso contínuo da Ubiwhere com a criação de soluções tecnológicas disruptivas, foram inaugurados três espaços de destaque projetados para facilitar o desenvolvimento, o teste e a validação de soluções tecnológicas avançadas:

Digital Nervous System Testbed Makerspace: um espaço criativo dedicado à experimentação e construção de protótipos, onde startups, empresas e investigadores podem dar vida a novas ideias;

Edge Tech Open Lab: Um laboratório aberto para experimentação com tecnologias de edge computing, essencial para soluções que requerem alta eficiência e baixa latência;

Digital Nervous System Testbed Control Centre: O centro de operações da DNS Testbed, onde é possível monitorizar e gerir em tempo real os projetos em desenvolvimento, integrando dados e insights de tecnologias conectadas.

Com a inauguração destes espaços, a Ubiwhere reafirma o compromisso em colocar Aveiro no mapa global da inovação tecnológica. De acordo com Rui A. Costa e Nuno Ribeiro, co-CEOs da Ubiwhere, “estes espaços são fundamentais para posicionar Aveiro e a Ubiwhere na linha da frente da transformação digital, promovendo a experimentação tecnológica e fortalecendo a colaboração entre empresas.”

 A Digital Nervous System Testbed oferece agora não apenas uma infraestrutura de ponta, mas também um local de encontro para ideias, criatividade e transformação, promovendo o desenvolvimento de soluções que respondem aos desafios do futuro e contribuindo para o avanço de cidades inteligentes e para a criação de uma economia mais resiliente e competitiva.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.