Para promover a cidade Invicta enquanto hub tecnológico de referência em Portugal, o município do Porto acaba de lançar o “Porto Tech“. Associada a esta iniciativa, a cidade vai ser palco de diferentes atividades, desde workshops a conferências e a hackathons, que vão juntar atores do ecossistema tecnológico e empreendedor local e internacional. São esperadas cerca de quatro mil pessoas durante duas semanas – entre 16 e 31 de outubro – em mais de 10 eventos associados às áreas de Data Science, Inteligência Artificial, Blockchain, Deeptech e Startups.

O Porto Tech é, de acordo com o município, uma forma de celebrar as comunidades tecnológicas que residem na cidade. Para Ricardo Valente, vereador com o Pelouro da Economia, Emprego e Empreendedorismo, “o Porto é cada vez mais reconhecido como um polo tecnológico, que atrai o desenvolvimento de atividades por entidades nacionais e internacionais. Através do Porto Tech queremos dinamizar estas comunidades, potenciando o networking e o desenvolvimento de competências práticas.”

Os diferentes eventos do Porto Tech, entre os quais se contam a NDC Porto, a conferência Porto Tech Hub, projetos da Universidade do Porto e um Hackathon das Portuguese Women in Tech, vão conjugar-se com um evento da cidade, no M.Ou.Co Hotel, a 26 de outubro. Esta atividade vai juntar os vários players do ecossistema tecnológico para celebrar o empreendedorismo, a música e o trabalho colaborativo das comunidades ‘tech’.

Calendário de eventos:

●      NDC Porto | NDC: 16 a 20 outubro (Alfândega do Porto);

●      Bootcamp (Road 2 Web Summit) | Startup Portugal: 18 e 19 outubro (Pólo Zero);

●      Forum ERCIM | INESC TEC: 18 a 20 outubro (FEUP);

●      Porto Data Powwow | Universidade do Porto: 20 outubro (FEUP);

●      Data Makers Fest | Ripply: 23 a 24 outubro (Alfândega do Porto);

●      Above & Beyond Hangout | Startup Portugal, UPTEC e ScaleUp Porto: 25 de outubro (Selina);

●      IDC Security & Cloud Roadshow | IDC: 26 de outubro (Hotel Sheraton Porto);

●      Porto Tech – Get Together | ScaleUp Porto: 26 de outubro (M.Ou.Co);

●      Porto Tech Hub Conference | Porto Tech Hub: 27 outubro (Alfândega do Porto);

●      PWIT AI Hackathon | Portuguese Women in Tech: 28 de outubro (Fisga);

●      SINF – Semana de Informática | NIAFEUP: 25 a 31 Outubro (FEUP).

O ecossistema de empreendedorismo do Porto

Atualmente, o Porto é a casa de quase 600 startups que empregam cerca de 8.900 pessoas. A contribuir para o crescimento deste ecossistema de tecnologia estão mais de 90 universidades e centros de investigação, entre as quais se destaca a Universidade do Porto, e quase 50 centros de investigação, como, por exemplo, o INESC-TEC e o INEGI.

As mais de 20 incubadoras e aceleradoras da região também merecem relevo. Só o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto do Porto (UPTEC), desde que foi fundado, em 2007, já apoiou mais de 700 projetos empresariais e permitiu a criação direta de mais de 3600 empregos.

Mais informações em: https://portotech.scaleupporto.pt/

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.