Sob o lema “Cidadãos Comprometidos com a Ação Climática Local”, o município de Pinhel assumiu a liderança e coordenação do projeto europeu “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action”, apoiado pelo Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores. Além de Portugal, representado por Pinhel, integram este projeto mais 12 países da União Europeia: Países Baixos, Eslovénia, Espanha, Itália, França, Malta, Grécia, Eslováquia, Hungria, Bulgária, Lituânia e Letónia.

O primeiro encontro tem lugar em Pinhel, de 18 a 21 de fevereiro, estando prevista a participação de 26 cidadãos dos vários países envolvidos. Seguir-se-ão encontros em Santiago de Compostela / Espanha (novembro 2024), Had-Dingli / Malta (dezembro 2024), Allimos / Grécia (fevereiro 2025), Budapeste / Hungria (abril 2025) e Sofia / Bulgária (junho 2025).

Em linha com as prioridades do programa CERV e da Comissão Europeia, este projeto de Rede de Cidades visa promover o intercâmbio de boas práticas locais com outros cidadãos europeus em torno da temática proposta, através do diálogo intercultural, dando a oportunidade de descobrir outras realidades europeias, reforçar a participação ativa e apoiar uma sociedade baseada em valores europeus como a solidariedade e a cooperação.

O projeto “GREENgaged Citizens: European Network for Local Climate Action” vai ser desenvolvido ao longo de 20 meses, através da realização de seis eventos / encontros. Durante cada um dos eventos haverá seminários, mesas redondas, debates sobre os temas adotados, workshops, conferências com representantes políticos, estudos de caso, intercâmbio de práticas, momentos de planeamento de projetos futuros, visitas culturais, eventos públicos, sociais e culturais.

Sensibilizar a opinião pública sobre os valores da proteção ambiental, da democracia, da participação ativa, da solidariedade e da cooperação são objetivos inerentes a este projeto que terá um forte impacto tanto a nível local como a nível europeu, graças à cooperação dos parceiros e cidadãos das localidades participantes.

 

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.