Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro a PME portuguesa de desenvolvimento de software Ubiwhere, liderou o lançamento oficial do projeto FogProtect, em Aveiro, Portugal.

FogProtect é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia criado para assegurar a transferência de dados sensíveis de forma segura de ponta-a-ponta (por exemplo, desde sensores IoT, através do ponto de processamento, até dispositivos móveis).

O projeto será desenvolvido ao longo de 36 meses, liderado pela Ubiwhere com a valiosa colaboração de empresas e centros de investigação de destaque na indústria das TIC: IBM Israel, Nokia, Thales France, Athens Technology Center, Universidade de Southampton,  Universidade Técnica de Viena, Universidade de Duisburg-Essen e Vlaamse Radio.

Desta forma, serão desenhadas, desenvolvidas e demonstradas em cenários reais avançadas tecnologias alinhadas com as principais inovações desta área para que possam endereçar os desafios da proteção de dados em indústrias, media e cidades inteligentes.

Tal como o próprio nome do projeto indica, estas soluções beneficiarão da tecnologia “fog computing”, capaz de associar uma determinada capacidade de memória, armazenamento e computação a um ponto central de processamento de dados, chamado de “fog node”. Esta tecnologia permite que o processamento dos dados (recebidos através de um sensor por exemplo) ocorra de forma descentralizada e mais próximo da sua fonte, tornando não só o processo mais rápido, seguro e sustentável (poupança de energia), como abrindo portas a recursos de análise e decisões inteligentes com base na vulnerabilidade dos dados ou na capacidade da rede.

Mais do que facilitar a emergente necessidade de digitalização das indústrias e setores públicos, o FogProtect estabelece as bases necessárias para assegurar a proteção de dados num ecossistema de Telecomunicações do Futuro seguro, resiliente e alinhado com as necessidades dos cidadãos.

ESTA ENTIDADE FAZ PARTE DO SMART CITIES NETWORK

VER PERFIL

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão.