A NEC Portugal, uma subsidiaria da NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) integralmente detida pela NEC Europe Ltd, anunciou ter sido a empresa responsável pelo desenvolvimento da aplicação Lisboa.24 criada pela Câmara Municipal de Lisboa, e apresentada na passada semana, com o objetivo de disponibilizar aos cidadãos todas as informações sobre aquilo que de mais importante acontece na cidade.

A NEC Portugal colaborou com a autarquia de Lisboa no desenvolvimento tecnológico desta aplicação, cuja informação disponibilizada ao público tem como origem a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa (PGIL), um projeto trabalhado em conjunto pelas duas entidades desde 2017.

A Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa é uma solução tecnológica com alta capacidade de processamento e integração de dados que permite a monitorização, análise e gestão de todo o ecossistema urbano, apoiando a gestão das operações da cidade pela administração municipal por forma a permitir prestar serviços ao cidadão de uma forma mais preventiva, integrada, articulada e cooperativa.

Baseada na solução Fiware da NEC, o Cloud City Operations Centre (CCOC), a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa é uma plataforma de middleware open source, que tira partido da tecnologia IoT e de APIs abertas para recolher, armazenar e analisar dados sobre o funcionamento de toda a cidade, em tempo real. Para além dos dados de múltiplos tipos de sensores espalhados pela cidade, esta plataforma integra também dados de 10 sistemas internos geridos pelo município de Lisboa e de 30 sistemas externos geridos por vários parceiros do município de Lisboa, fornecendo uma visão holística da cidade, para uma sua gestão mais eficiente e coordenada.

Com uma interface muito intuitiva e fácil de utilizar, a aplicação Lisboa.24 agora implementada disponibiliza informação variada e em tempo real, como por exemplo, avisos à população sempre que ocorrem situações que possam pôr em causa a segurança dos utilizadores, informações sobre situações de emergência que ocorrem na cidade e que têm impacto na via pública, avisos acerca de intervenções urbanas, condicionamentos de trânsito, localização e disponibilidade de lugar em parques de estacionamento, localização e disponibilidade da rede de bicicletas Gira. Além disso, estão também disponíveis na app informações na área da proteção civil, contactos úteis e novidades sobre a cidade e o município.

Nesta fase de grande preocupação com a pandemia de Covid-19, foi objetivo da CML e da NEC dotar a app Lisboa.24 da capacidade de também fornecer aos lisboetas informação sobre as medidas Covid-19 promovidas pelo município, divulgando informação útil sobre múltiplos tipos de estabelecimentos abertos na cidade durante este período de confinamento devido ao Coronavírus, com os respetivos horários de funcionamento e serviços adicionais.

“Para a NEC é uma grande honra poder continuar a colaborar com o município de Lisboa, nomeadamente através do desenvolvimento destes projetos que refletem as potencialidades da Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa que temos vindo a construir em conjunto. A existência de uma app como a Lisboa.24 só é possível em virtude da implementação desta plataforma, que recolhe, centraliza e analisa múltiplos dados urbanos, convertendo-os em informações úteis para os gestores dos serviços urbanos e, agora, também para os cidadãos. Esta nova capacidade de a CML colocar na palma das mãos de cada lisboeta, informação  relevante sobre o funcionamento da cidade, assume uma importância acrescida nesta fase de pandemia Covid-19, pela faculdade que dá de muito rapidamente fazer chegar aos cidadãos informação útil sobre os serviços que tem ao seu dispor, nas suas imediações”, explicou José Luis Maté, CTO de Serviços Públicos TI da NEC.

O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.