A Corteva Agriscience, empresa líder no setor agrícola em tecnologia aplicada a sementes, proteção de culturas e agricultura digital, celebrou em Santarém, no dia 16 de Novembro, o seu IV Fórum Indoor. O evento ocorre a cada dois anos, sob a marca Pioneer®, que dá nome à plataforma de sementes da empresa, e tem-se tornado um ponto de encontro obrigatório para os principais players do setor da agricultura extensiva em Portugal.
Agricultores, técnicos, entidades oficiais, distribuidores, parceiros e todos os protagonistas de um setor fundamental para a economia portuguesa, reuniram-se no CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas S.A.), para acompanhar as intervenções dos principais oradores deste setor.
No discurso de boas-vindas, Luís Grifo, diretor comercial de Sementes da Corteva Agriscience em Portugal, destacou que “o objetivo fundamental deste encontro foi debater e apresentar soluções para capacitar os empresários agrícolas a enfrentarem os novos desafios que se colocam na conjuntura atual”.
O evento foi articulado através de dois grupos de debate. O primeiro deles, celebrado sob o título “Uso eficiente da água e da energia na agricultura”, foi moderado por Pedro Santos, da CONSULAI, e contou com a participação de João Coimbra (agricultor) e José Núncio (Presidente da FENAREG). Numa primeira fase, centrou-se na gestão de energia em toda a cadeia de produção agrícola e, posteriormente, na abordagem da reserva nacional de água como principal fonte de energia, bem como no esforço necessário a ser realizado pelos produtores agrícolas nas explorações para a incorporação de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais de água e energia.
O segundo grupo, moderado por José Diogo Albuquerque, do Agroportal, com apresentação de David Gouveia (GPP), focou-se na análise dos “mercados agrícolas e conjuntura atual-cereais”, marcada pela grande instabilidade da guerra na Europa, em período pós-pandémico e com os desafios já existentes das alterações climáticas e as limitações no acesso a alguns mercados fundamentais.
A jornada foi concluída por Eduardo Diniz (GPP) que se centrou na revisão do plano europeu da Política Agrícola Comum (PECPAC 2023-2027).
Luís Grifo destacou ainda a importância deste tipo de fóruns de debate e agradeceu ao público, moderadores, oradores e copatrocinadores pelas suas contribuições num evento em que a “Corteva quis lançar novamente luz sobre os desafios presentes e futuros, renovando o seu compromisso com os produtores e os consumidores”.
Novas ferramentas digitais da Corteva, o biostimulante BlueN®, herbicida para milho, ou novos híbridos de milho da Pioneer® tolerantes ao Cephalosporium foram algumas das soluções inovadoras apresentadas. Do mesmo modo, os porta-vozes de Corteva e da CAP lembraram os participantes de que o programa TalentA, de apoio às mulheres rurais, já abriu o prazo de candidatura e encorajaram todas as mulheres do setor a apresentarem os seus projetos e a tentarem vencer um dos três prémios disponíveis.
Durante o período do almoço, que decorreu em agradável ambiente, foram atribuídos os “Pioneer Distinção”, que visam homenagear entidades e pessoas ligadas ao setor agrícola que, pela sua atividade e pelo seu percurso profissional, muito contribuíram para a valorização desta atividade económica. Foram distinguidos com forte aclamação Joaquim Pedro Torres, Fernando Carpinteiro Albino, João Vicente Saldanha, João Monteiro Coimbra, Mário de Carvalho, Maria do Amparo, ANPROMIS e CAP.
Os debates decorreram no grande auditório do CNEMA e, no mesmo complexo do evento, os diferentes patrocinadores (Forte, Hidrosoph, Montepio Crédito, Repsol e Tecniferti) aproveitaram a ocasião para apresentarem as suas novidades no recinto anexo.
O evento terminou com uma prova de vinhos e um magusto patrocinado pela câmara municipal de Santarém, com a presença do maior assador de castanhas do mundo, a câmara municipal de Vinhais.
O texto acima é da responsabilidade da entidade em questão, com as devidas adaptações.