A EGF, empresa de tratamento e valorização de resíduos, está a investir 2,6 milhões de euros num programa que premeia quem separa as embalagens usadas. Recompensar o cidadão que recicla com uma moeda virtual, certificar eventos pelas boas práticas ambientais, atribuir prémios monetários a estabelecimentos de ensino por cada saco de embalagens entregue e sensibilizar junto de estabelecimentos comerciais são algumas das iniciativas associadas ao programa que conta com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Serão mais de 26 mil estabelecimentos comerciais, num total de 174 municípios, e mais de 5 mil acções de sensibilização em escolas. O objectivo é promover a reciclagem por meio de incentivos reais, tanto junto do cidadão como junto dos estabelecimentos de ensino e do comércio. Para isso, a EGF conta com cerca de 2,6 milhões de euros, naquele que é um dos maiores investimentos em Portugal, no que respeita à promoção da separação de resíduos.

O programa reparte-se por várias iniciativas, entre elas a Recycle Bingo, uma aplicação móvel que premeia o bom comportamento dos utilizadores em função das entregas de embalagens em pontos de recolha selectiva. Recorrendo à geolocalização dos smartphones que tenham a app instalada, são desbloqueadas EcoMoedas, sempre que o utilizador se aproxima do seu ecoponto, que podem, depois, ser trocadas por prémios, tais como bilhetes de cinema ou vales de desconto. A aplicação móvel Recycle Bingo encontra-se disponível para dispositivos Android e iOS.

A EcoEventos, que apresenta como objectivo certificar e reconhecer as boas práticas ambientais implementadas em vários eventos, tais como festivais ou eventos desportivos, incentivando a organização dos mais variados eventos a assegurar uma gestão adequada dos resíduos.

A Comércio a Reciclar, outra das iniciativas do programa, destina-se a sensibilizar estabelecimentos comerciais em acções que deverão envolver mais de 26 mil negócios.

À sensibilização nas escolas é dada atenção especial, com a iniciativa EcoValor: por cada saco de embalagens de plástico e metal entregue, os estabelecimentos de ensino vão receber 50 cêntimos. Para além disto, está prevista a realização, por parte de monitores de acção ambiental, de 5 mil acções de promoção de comportamentos sustentáveis ao nível da prevenção e separação de resíduos.

As acções do programa da EGF são desenvolvidas em parceria com os municípios e contam com o apoio do POSEUR.