A Nazaré vai desenvolver uma aplicação móvel para “reforçar a comunicação entre a autarquia e os seus munícipes”, possibilitando a participação de ocorrências, a consulta de informações e o acesso a serviços. O projecto foi anunciado como o grande vencedor da edição de 2019 do Orçamento Participativo do município e passa a contar, assim, com 15 mil euros para a sua concretização.
Participar ocorrências na via pública aos serviços autárquicos, consultar informação relacionada com consumos de água e visualizar notificações ou avisos serão algumas das acções que a app do município da Nazaré deverá possibilitar, assim que o seu desenvolvimento esteja concluído.
Depois de ter sido anunciado, no passado dia 16, como o vencedor da edição deste ano do orçamento participativo da Nazaré, município do distrito de Leiria, o projecto da aplicação para dispositivos móveis tem como objectivo “concentrar um conjunto de informações para todos os cidadãos que residam, trabalhem ou estudem na Nazaré”, anuncia o município.
Na edição de 2019, a ideia da aplicação móvel concorreu com o projecto do Centro Náutico da Nazaré, proposto com o objectivo de “desenvolver actividades náuticas” para jovens em idade escolar. Este projecto reuniu 73 votos, segundo o portal da iniciativa nazarena.
Com 138 votos apurados, o projecto vencedor conta, agora, com uma verba de 15 mil euros para o seu desenvolvimento e implementação. A aplicação móvel vai chamar-se “Nazaré” e deverá, ainda, permitir acompanhar a agenda de eventos do concelho, consultar informação relativa aos transportes públicos e às farmácias de serviço e “desmaterializar a utilização de cartões em formato físico” associados aos transportes do município, pode ler-se na proposta.
Realizada desde 2016, a iniciativa do orçamento participativo da Nazaré teve como primeiro projecto vencedor, nesse mesmo ano, a expansão do canil municipal. Em 2017, o vencedor da votação popular foi o projecto de reabilitação das instalações da Associação Beneficente Valadense e, em 2018, foi o projecto de acção social para o Centro Social de Famalicão aquele que reuniu mais votos.