Todos os meses, um de dois eixos principais da cidade de Lisboa vão ser encerrados ao tráfego automóvel. Sob o mote A Rua é Sua, a câmara municipal de Lisboa quer devolver espaço às pessoas e, assim, convida ao usufruto da cidade sem a presença do tráfego motorizado, seja a pé, seja de bicicleta. O primeiro evento realizou-se no passado domingo, 19 de Maio, e encerrou parte da avenida da Liberdade.
Desde o passado dia 19 de Maio, e, a partir de agora, uma vez por mês, o trânsito motorizado vai passar a ser encerrado durante o dia em uma de duas das principais artérias da cidade: ou na avenida da Liberdade, ou no Eixo Central, que compreende as avenidas da República e Fontes Pereira de Melo.
A iniciativa, sob o mote A Rua é Sua, é da câmara municipal de Lisboa, que pretende “devolver o espaço público às pessoas”, convidando os cidadãos a deslocarem-se “a pé ou de bicicleta”. Para além de encerrar o trânsito e libertar espaço para a fruição pedonal e ciclável durante o dia, o evento mensal prevê ainda a realização de actividades lúdicas “destinadas às famílias”, tais como concertos, “jogos tradicionais”, “street food”, animação de rua, “aulas de fitness” ou a “experimentação de trotinetas, karts e skates”.
No dia 19, realizou-se o primeiro A Rua é Sua, tendo sido encerrada ao tráfego motorizado a avenida da Liberdade, entre a rua das Pretas e a praça dos Restauradores, entre as 11 e as 17 horas.
A participação nas actividades realizadas no âmbito do evento é gratuita.
Foto: © CM Lisboa