O primeiro veículo autónomo de transporte público em funcionamento em Portugal já tem o seu carregador instalado, no campus da Universidade Nova, em Carcavelos. Cascais vai agora instalar outros sete por todo o concelho. Com tecnologia desenvolvida em Portugal, pela EFACEC, estes dispositivos vão integrar a rede MobiCascais, gerida pela Cascais Próxima, empresa municipal responsável pela gestão dos sistemas de mobilidade do concelho.

O Easy Mile 10 viu o seu carregador ser instalado no campus da Universidade Nova, em Carcavelos. Este será o primeiro veículo autónomo a entrar em funcionamento em Portugal, tendo decorrido o seu primeiro teste no passado dia 17 de Maio. Este veículo deverá, ainda durante o mês de Junho, começar a realizar diariamente o percurso entre o campus da universidade e a rotunda dos Lombos, junto à praia de Carcavelos. Numa segunda fase do projecto, o veículo autónomo, com capacidade para cerca de 15 pessoas, deverá ligar o campus da instituição de ensino superior à estação de comboios de Carcavelos e fará parte integrante da rede de mobilidade municipal MobiCascais.

Os oito carregadores a instalar no concelho de Cascais resultam do desenvolvimento de tecnologia portuguesa, desenvolvida pela EFACEC, empresa nacional de engenharia, energia e mobilidade.

Todos estes dispositivos vão integrar a rede de mobilidade do concelho e vão utilizar uma solução de gestão e monitorização de infra-estruturas da empresa portuguesa, que permite o acompanhamento, em tempo real, do estado de carregamento dos veículos. Este mesmo sistema será, por sua vez, integrado na plataforma de gestão do concelho, que integra várias ferramentas de monitorização do trânsito e do funcionamento dos sistemas de transporte público.